O presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, assumiu a responsabilidade pela demissão de Filipe Luís e justificou a decisão em um áudio que circulou entre conselheiros do clube, nesta terça-feira (3). Na gravação vazada, enviada inicialmente a um grande benemérito do clube e depois repassada a outros dirigentes, ele afirma que a troca foi uma intervenção necessária para proteger os rumos da instituição.
“Quando você pega um trem errado na vida, sabe o que tem que fazer? Descer na primeira estação possível e retornar”, declarou. Segundo ele, a prioridade é o clube. “Meu compromisso inarredável é com a instituição, com o Flamengo. Quando eu não acredito que o que está sendo feito vai levar o Flamengo para onde desejamos, eu tenho que atuar. Foi exatamente o que fiz”, completou.
Bap ainda reforçou: “A gente não estava indo na direção que julgo adequada para a instituição”. A demissão ocorreu logo após a goleada sobre o Madureira, pelo Campeonato Carioca, por 8 a 0. A comunicação ao treinador foi feita pelo diretor de futebol José Boto, a pedido do presidente, pouco depois da entrevista coletiva no Maracanã, na noite de segunda-feira (2).
Escute:
⚠️ AGORA! Áudio vazado de Bap, presidente do Flamengo, sobre a demissão de Filipe Luís:
“Quando você pega um trem errado na vida, sabe o que você tem que fazer? Descer na primeira estação e voltar. Meu compromisso é com o Flamengo.”
🗞️ | 🎥 @matheusleal1 pic.twitter.com/O9K4zD82UR
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) March 3, 2026
Os primeiros sinais de desgaste entre diretoria e treinador surgiram ainda na negociação de renovação contratual. As tratativas se estenderam por meses e só foram concluídas em 29 de dezembro. Em determinado momento, havia a expectativa de que o acordo não seria fechado.

Nos bastidores, Filipe Luís se sentiu exposto por vazamentos de informações, enquanto integrantes da diretoria avaliavam que o treinador poderia ter flexibilizado mais as condições financeiras. O novo contrato, válido até 2027, durou pouco mais de dois meses. Agora, clube e técnico ainda precisarão negociar os termos da multa rescisória.
A relação conturbada levou o presidente a buscar alternativas no mercado ainda em dezembro. Um dos nomes sondados foi o do técnico Leonardo Jardim. Mesmo após a renovação com Filipe, o interesse voltou a ganhar força nos últimos dias e avançou antes mesmo da definição da semifinal contra o Madureira.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques