Cartão vermelho da vida real! A assessoria de Neymar Jr negou que o jogador tenha organizado uma grande festa de Réveillon em Mangaratiba, Rio de Janeiro, mas especulações e pistas encontradas nas redes sociais apontam que o evento realmente está acontecendo e sendo promovido pelo esportista. Pelo sim ou pelo não, Galvão Bueno e Neto não pouparam palavras para criticar o possível envolvimento do atleta na celebração, que tem uma lista de convidados com 150 nomes — ou 500, dependendo da versão da história.
Durante o programa “Bem, amigos!”, do SporTV, na segunda-feira (28), Galvão Bueno comentou sobre o assunto e estranhou o fato de Neymar não ter se pronunciado publicamente, ao invés de enviar uma nota por meio da sua assessoria. “Os indícios levam a crer que a festa seja dele. […] Não existe nenhuma palavra do Neymar”, constatou o comentarista, antes de começar a ler a nota enviada pela equipe do jogador.
Galvão chegou a destrinchar o texto, e apontou como as informações não são diretas sobre o que, de fato, está sendo noticiado na imprensa. “‘Não tem festa na casa do condomínio do Neymar Jr’. Isso não tem mesmo, por que a história que chegou até nós parte pelo [jornalista] Ancelmo e parte pelos condomínios da Costa Verde, a informação é de que o condomínio dele [Neymar] é o Porto Belo, a festa estaria sendo realizada no condomínio Aerorural Fazenda Bom Jardim”, detalhou o comentarista, antes de trazer mais dados levantados na apuração feita pela equipe jornalística do programa.
Bueno ainda ressaltou o que já deveria ser óbvio a essa altura do campeonato — o quanto essas aglomerações em festas podem impactar no número de pessoas infectadas pela Covid-19, e consequentemente, aumentar as vítimas fatais. O comentarista voltou a frisar que Neymar Jr, tendo milhões de seguidores em suas redes sociais, e com um histórico de se posicionar sobre polêmicas do passado, precisava esclarecer a questão a respeito da festa.
“Seria muito simples o Neymar ir nas redes sociais e dizer: ‘Não fui eu, não tenho nada com isso, não estou lá, não estou fazendo [a festa]!'”, disparou. “Gente, o Lebron James, o Hamilton, o Messi e o Cristiano Ronaldo não estão fazendo festa nenhuma. O Neymar tem direito de fazer a festa que ele quiser, gastar o que quiser, da forma que ele quiser, e ninguém tem nada a ver com isso, mas não nessas circunstâncias, não com o drama que a população está vivendo”, apontou Galvão.
O comentarista acredita que precisa haver uma transparência nessa história e, principalmente, uma responsabilização dos envolvidos. “Nós temos que chegar a uma conclusão definitiva de qual é a responsabilidade dele ou da família dele, ou junto com a empresa, na realização dessa festa. Esse é o lado mais delicado da coisa. Do outro, existe o jogador de futebol e o cidadão. Se ele tem a responsabilidade da festa, esse cidadão está agindo de forma absolutamente errada, absurda, inadequada”, criticou.
https://www.youtube.com/watch?v=vs0di9g1wQ8
Quem também disparou críticas contra Neymar foi o apresentador Neto, do “Baita Amigos”. Ao contrário de Galvão, o profissional fez um discurso bem inflamado contra o jogador, e incluiu na conta Gabigol, que também organizará uma festa de Réveillon, e o influenciador Carlinhos Maia, por conta do “Natal da Vila”, que reuniu diversos convidados. “Num momento tão difícil que nós estamos passando, 200 mil pessoas já vieram a falecer de covid, e você, Neymar, quer dar festa? E você, Gabigol, quer dar festa? Desculpa, gente, não vou deixar de falar isso na abertura do ‘Baita Amigos'”, começou.
“Quando você, Neymar, não sabe o que você representa para as crianças e para o mundo, você tem que dar festa para 150 pessoas? Não pode, velho! Você não pode dar festa! Ninguém pode dar festa na p*rra do que está acontecendo! Ninguém pode! Nem Neymar, nem eu, o Veloso, nem você, nem o Gabigol. E principalmente vocês [jogadores]! Principalmente vocês, que têm as crianças como ídolos (sic), que têm pessoas que veneram vocês”, esbravejou.
Neto lembrou o estado crítico que o país enfrenta atualmente, e recordou que ele mesmo ficou muito mal por causa da doença. “Quando eu vejo 200 mil pessoas morrendo de Covid, e eu quase morri de Covid, como você pode dar uma festa? Não é só o Neymar e o Gabigol, são todas as pessoas que estão dando festa. Esse tal de Carlinhos Maia aí, rapá! Um Zé ruela! Pé de rato! Fi duma égua!”, xingou. “Como é que pode dar festa? Quando vocês fazem isso, as outras se sentem no direito de fazer também! E quando as pessoas se sentem no direito de fazer também, o que acontece? As pessoas morrem”, completou.
Assim como Galvão Bueno, Neto precisou reforçar discursos óbvios, como o fato da doença não escolher suas vítimas por conta da idade. O comentarista mostrou que está bem informado sobre as últimas polêmicas na web, e teceu críticas aos influenciadores digitais no geral.
“Quando eu vejo essas barbaridades de internet, esses babacas influenciadores de nada. Por que o bom influenciador é aquele que fala: ‘Gente, não vamos aglomerar’. Vamos usar a internet pro lado bom. Quando você é influenciador para coisa boa, vale a pena as empresas patrocinarem você. Mas quando você tem influenciadores que influenciam para matar as pessoas, como é que posso colocar a minha marca? Que influenciador é esse? Será que não tá no momento de fechar as portas desses caras?“, indagou.
"Quando você vê quase 200 mil pessoas morrendo de covid, como você pode querer dar festa?"
Craque Neto (@10neto) critica @neymarjr por realizar festa em meio à pandemia#BaitaAmigos #Neymar #futebol #covid19 pic.twitter.com/jnkaW4NjRh
— BandSports (@bandsports) December 28, 2020