A maratonista olímpica Rebecca Cheptegei está internada em estado grave após ter seu corpo queimado pelo namorado. Conforme a BBC News, o ataque aconteceu no domingo (1º), dentro da própria casa da ugandense, no Quênia. Ela foi socorrida por vizinhos e levada a um hospital de Trans-Nzoia County, condado queniano que faz fronteira com Uganda.
De acordo com o site, o ataque aconteceu durante uma briga entre Cheptegei e Dickson Ndiema Marangach, seu então companheiro. Ele teria entrado na residência enquanto a corredora e os filhos estavam na igreja, e aguardado por sua chegada.
O comandante da polícia do Condado de Trans-Nzoia, Jeremiah ole Kosiom, afirmou que Dickson comprou um galão de gasolina, derramou sobre Rebecca e ateou fogo nela durante a discussão. A dupla foi socorrida por vizinhos, que ouviram o embate e os gritos de socorro, e levada para o Moi Teaching and Referral Hospital, em Eldoret. O estado de saúde de Rebecca preocupa os médicos, visto que ela teve 75% do corpo queimado.
O homem também sofreu queimaduras. “O casal foi ouvido discutindo do lado de fora de sua casa. Durante a discussão, o namorado foi visto derramando um líquido sobre a mulher antes de queimá-la”, declarou o comandante, segundo a BBC.
Em um relatório registrado pela polícia local e obtido pela Associated Press, Rebecca e Dickson teriam discutido sobre o terreno onde a casa da maratonista olímpica foi construída.
Ao jornal local The Standard, Kosiom ainda informou que a polícia apreendeu “uma lata de cinco litros” pertencente a Dickson e “um celular queimado que se acredita ser de Rebecca” para análise forense. As autoridades afirmaram que o caso está sendo investigado.
Maratonista olímpica
Rebecca Cheptegei iniciou sua carreira como corredora profissional em 2010, aos 19 anos. Ela participou dos Jogos Mundiais Militares CISM do Rio de Janeiro, em 2011, representando as Forças de Defesa do Povo de Uganda, e terminou em terceiro lugar na corrida de 1500 m.
A atleta ainda ficou em 2º na Meia Maratona de Cantalejo e em 10º na corrida de 10 km em Lisboa. Em 2021, a ugandesa venceu o Campeonato Mundial de Corrida de Montanha e Trilha em Chiang Mai, Tailândia, e, no ano seguinte, a Maratona de Pádua. Cheptegei garantiu o segundo lugar nos 10k no Campeonato de Uganda. Já nas Olimpíadas de Paris, a corredora ficou na 44ª posição.