É muito triste ter que noticiar casos como esse. Na noite de ontem (11), o jogador Miranda, do Vasco, fez uma denúncia de injúria racial ao vivo, durante uma partida da Copa RS Sub-20, disputada no Rio Grande Sul. O jogo contou com uma grande virada do time brasileiro sobre o Independiente, da Argentina.
Aos 46 do segundo tempo, antes de cobrar o pênalti que conquistaria a vaga do Vasco na semi-final do campeonato, o zagueiro relatou ao árbitro ter sido chamado de “macaco” por algum dos adversários. Entretanto, o jogo prosseguiu e o rapaz converteu a penalidade, mas não comemorou. Acompanhado dos colegas, foi à câmera e desabafou, em tom sério: “Macaco, não! Eu tenho orgulho da minha pele! Respeito!”.
Miranda recebeu abraços dos companheiros de equipe, que também se manifestaram diante do caso: “Respeito. Aqui é Brasil. Isso é Vasco. Essa é a nossa história”, disse outro jogador vascaíno. Assista ao momento abaixo:
https://www.instagram.com/p/B59MMLwpjz2/?igshid=1bi8vz8ovcj3j
Após o apito final, os atletas do Independiente se revoltaram contra a arbitragem. O conflito se instalou e foi necessária proteção policial. Os jogadores argentinos, então, passaram a discutir com torcedores e alguns atletas chegaram a arremessar objetos em direção às arquibancadas do estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha, RS.
Momentos após o ocorrido, a conta oficial do Vasco no Twitter se manifestou, em apoio ao jogador. “A luta contra o racismo tem que ser implacável. É inacreditável, inaceitável e incabível esse tipo de coisa no esporte e na sociedade. Miranda, estamos contigo!”, lia-se. Muitos internautas também se mostraram indignados. Veja:
A luta contra o racismo tem que ser implacável.
É inacreditável, inaceitável e incabível esse tipo de coisa no esporte e na sociedade.@MtMiranda4 estamos contigo! https://t.co/Qfc2S4iOy0
— Vasco da Gama (@VascodaGama) December 12, 2019
Parabéns por formar um grande Homem! Miranda deu a resposta certa. Falou ALTO. Ignorar ato de racismo não basta, tem que deixar claro que ser negro NÃO é ofensa, pequeno e criminoso é quem acha isso.
— Ricardo Lopes (@ricardolopes_92) December 12, 2019
e só vai mudar quando alguma punição realmente severa for tomada. é inaceitável que em pleno 2019 ainda tenha que ser feita campanha sobre esse assunto.
— Thaisa ✠ ⍟ (@thaisapriscilla) December 12, 2019
Fogo nos lacistas
— Cebola ✠ (@CebolinhaCLVG) December 12, 2019
ESTAMOS NESSA LUTA A ANOS(DESDE QUE NASCEMOS).
estamos aq por você @MtMiranda4, seja forte pra bater sempre de frente com esses idiotas, nós te amamos.— MACACO NÃO!! #FogoNeles ? (@crgcds) December 12, 2019
Lamentamos muito e declaramos aqui todo nosso apoio por Miranda. Estamos com você!