Olimpíadas 2024: Juiz denunciado por Pedro Scooby é suspenso dos jogos após foto polêmica; saiba detalhes

A participação de Benjamin Lowe nas Olimpíadas causou revolta na web após nota de Medina na primeira bateria do surfe

Pedro Scooby fez uma denúncia, na terça-feira (30), contra o australiano Benjamin Lowe. Nos stories do Instagram, o surfista expôs uma foto do juiz com Ethan Ewing, possível adversário de Gabriel Medina em uma eventual semifinal nas Olimpíadas de Paris. Após a repercussão do caso e movimentação do público, a ISA (Associação Internacional de Surfe) se manifestou.

Em nota, a entidade responsável pela organização do surfe olímpico confirmou a suspensão de Lowe do corpo de arbitragem dos Jogos, que estão sendo disputados em Teahupoo, no Taiti. A ISA explicou a decisão, afirmando: “É inadequado que um juiz interaja dessa maneira com um atleta e sua equipe”.

A organização destacou, ainda, que a exclusão do australiano não está relacionada ao seu desempenho, mas sim à proteção da integridade e justiça da competição. Leia a íntegra:

“A ISA está ciente de uma foto que está circulando nas redes sociais, na qual um dos juízes de surfe olímpico da Austrália é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e o chefe da equipe. É inadequado que um juiz interaja dessa maneira com um atleta e sua equipe. Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e de acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do COI, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento pelo restante da competição. Essa decisão não está relacionada ao desempenho deste juiz nos Jogos Olímpicos. A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para relembrá-los de suas responsabilidades em relação ao comportamento apropriado”.

Relembre o caso

A publicação tomou grandes proporções nas redes sociais após denúncia de Pedro Scooby. Além de mostrar a imagem de Ethan Ewing, possível rival de Medina, ao lado do juiz, ele também explicou o histórico polêmico do australiano.

Usando o filtro da imagem histórica de Medina em Teahupo’o, Scooby revelou que Lowe chegou a ser denunciado nos Jogos de Tóquio, em 2020, por ter, segundo ele, prejudicado Medina.

Lá em Tóquio teve um juiz que deu as notas mais altas para os adversários do Medina, e as notas mais baixas para ele nas baterias. Foi feita uma reclamação formal desse cara para o comitê olímpico, e os caras não fizeram nada. E ele está aqui de novo“, desabafou. Então, o surfista citou a foto do árbitro com Ewing e a nacionalidade de ambos.

Ele continuou: “E aí hoje, eu aqui de boa em casa, recebo uma foto no WhatsApp dele, abraçado com o Ethan, que é o cara que, se passar e o Medina passar, eles podem cair juntos na final“.

Imagina o clássico Fla-Flu, um dia antes, o juiz do futebol vai encontrar o Gabigol. Tá de sacanagem, meu irmão? A gente está em uma entidade séria, são as Olimpíadas. Pô, isso não poderia acontecer. E só continuando aqui, os dois são australianos. Vou até postar a foto aqui para vocês darem uma olhada e entenderem quem é a pessoa“, disse ele.

Ethan Ewing e Gabriel Medina poderão se enfrentar na semifinal dos Jogos. (Foto: Getty)

Continua depois da Publicidade

Por fim, o surfista detalhou a denúncia e explicou como funcionam as notas da competição. “Nesta reclamação, foi mostrada a estatística das baterias e como ele prejudicou o Gabriel. E aqui nas Olimpíadas, você consegue ver [as notas e nome de cada juiz]. Na WSL, você não consegue ver, só se vê a bandeira do juiz, mas não o nome de quem deu as notas. Valeu, vamos ficar de olho“, finalizou. Assista:

Após a denúncia nos stories, Scooby aproveitou para compartilhar a foto do árbitro e do possível adversário de Medina, na semi das Olimpíadas de Paris. Confira:

O juiz Lowe apareceu ao lado do surfista Ethan nas redes sociais. (Foto: Reprodução/Instagram)

Continua depois da Publicidade

Lowe já havia sido alvo de preocupações expressas pela CBSurf (Confederação Brasileira de Surfe) em uma carta enviada à ISA em abril deste ano. Ele foi mencionado na correspondência, que expressava preocupações sobre o julgamento dos surfistas brasileiros na WSL e em Paris.

Além disso, a denúncia de Scooby resultou numa movimentação nas redes sociais. No X (antigo Twitter), torcedores levantaram a hashtag “#OutJudge4, pedindo a suspensão do australiano e recordando o episódio em Tóquio.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques