Olimpíadas 2024: Nota de Rebeca Andrade em solo pode mudar? Entenda polêmica com ginasta da Romênia

Derrota no solo causou revolta na Romênia e movimentou a web

O pódio do solo da ginástica artística nas Olimpíadas de Paris, composto por Rebeca Andrade, Simone Biles e Jordan Chiles, gerou grande comoção mundial, mas deixou a Romênia insatisfeita. Desde o final da competição, uma controvérsia sobre as notas das ginastas Ana Barbosu e Sabrina Voinea tem envolvido a FIG (Federação Internacional de Ginástica), a Federação Romena de Ginástica e até mesmo a medalhista Nadia Comaneci.

Na última segunda-feira (5), ao término da disputa, o telão do ginásio anunciou a vitória da brasileira, com Simone Biles em segundo lugar e, inicialmente, Ana Barbosu em terceiro, conquistando a medalha de bronze.

No entanto, a equipe dos EUA entrou com um recurso para revisar a nota de Jordan Chiles. Enquanto a romena já estava com a bandeira do país e comemorando sua medalha, a nota da norte-americana foi alterada de 13.666 para 13.766. Com essa mudança, Jordan passou a ocupar a terceira posição, e as câmeras capturaram o momento exato do anúncio, revelando o choque e a decepção de Barbosu. Confira abaixo:

Barbosu e Voinea ficaram na quarta e quinta colocações, respectivamente, com a mesma nota: 13.700. Entretanto, a decisão da arbitragem causou revolta na Romênia e na web, que passou a questionar o motivo dos descontos no resultado final, bem como a nota dada à Chiles.

Nas redes sociais, fãs reuniram imagens detalhadas da performance de Ana, reforçando que ela cometeu menos erros que Jordan e, portanto, merecia a medalha de bronze. A comoção foi tanta que Nadia Comaneci – cinco vezes medalhista de ouro em Jogos Olímpicos – chegou a se pronunciar.

Após ver o ocorrido, um fã escreveu: “Estou feliz por Jordan Chiles, mas ao mesmo tempo triste por Ana Barbosu, da Romênia. Ela pensou que ganhou a medalha de bronze. Mas por causa da mudança de pontuação de Jordan Chiles, Ana caiu para 4º lugar”. A ex-ginasta, por sua vez, compartilhou o post e respondeu: “Não acredito que jogamos com a saúde mental e emoções dos atletas assim… vamos protegê-los”.

Continua depois da Publicidade

Em outras publicações, Comaneci criticou a arbitragem e pediu a revisão da performance de ambas as ginastas romenas. “Essa incrível rotina de solo precisa ser revista. Precisamos proteger a saúde mental de nossos atletas”, escreveu ela. Sobre Voinea, Nadia reforçou: “O calcanhar não toca [fora do tablado]. Não sai”.

Por fim, Comaneci enviou um recado à Barbosu: “Estou muito orgulhosa de você. Nós amamos você. Desempenho incrível. Balance a bandeira bem alto”.

Continua depois da Publicidade

A revolta não se deteve somente à web, mas alcançou também a Federação Romena de Ginástica. A presidente da organização, Carmencita Constantin, afirmou que apresentará dois processos no CAS (Tribunal Arbitral do Esporte), contando com o apoio das autoridades romenas.

Após o ocorrido, o primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, revelou que pretende boicotar a cerimônia de encerramento das Olimpíadas, apontando a situação como “escandalosa”. “Nossas atletas foram tratadas de forma absolutamente desonrosa. Retirar uma medalha conquistada por um trabalho honesto com base num apelo, que nem os treinadores nem os técnicos de topo entendem, é totalmente inaceitável”, escreveu ele nas redes sociais.

“O fato de centenas de milhões de espectadores de todo o mundo terem permanecido, como nós romenos, chocados com essa cena terrível, mostra que em algum lugar no sistema de organização dessa competição algo está errado. Garanto que o estado romeno irá tratar vocês (Ana Barbosu e Sabrina Voinea), inclusive em termos de prêmios, como medalhistas olímpicos”, acrescentou.

Continua depois da Publicidade

Como isso afeta Rebeca Andrade?

Apesar dos pedidos de revisão, qualquer alteração nas notas de Voinea e Barbosu não afetará a posição de Rebeca Andrade. A brasileira manterá sua medalha de ouro.

Eventuais ajustes nas notas da romena se referem a uma suposta pisada fora do tablado, que resultaram em uma redução de apenas um décimo na nota final. Mesmo com um possível acréscimo na nota, Voinea e Barbosu não alcançariam as pontuações de Andrade ou Biles. Somente a posição de Chiles no pódio estaria em risco.

Rebeca Andrade faz história ao conquistar medalha de ouro na final do solo feminino (Foto: Getty)
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques