A final do salto em altura nas Olimpíadas de Paris, neste sábado (10), acabou de um jeito inesperado tanto para os Estados Unidos quanto para a Nova Zelândia. A competição terminou em um empate, mas o norte-americano Shelby McEwen recusou dividir a medalha de ouro com o neozelandês Hamish Kerr, e acabou ficando em segundo lugar na modalidade.
Ambos os competidores poderiam ter encerrado suas participações nos jogos com a primeira posição no pódio. No entanto, McEwen pediu por uma rodada de desempate e acabou perdendo. Desta forma, ele ficou com a medalha de prata, enquanto Kerr levou pra casa a sonhada medalha de ouro.
O resultado foi definido somente depois de uma terceira rodada, após os dois atingirem a marca de 2 metros e 36 centímetros, como informou o ge. Os atletas, então, tentaram passar no salto de dois centímetros mais alto, com 2m38.
Porém, eles retornaram para a meta de 2 metros e 36 centímetros, e só pararam quando Kerr saltou para 2 metros e 34 centímetros, depois de uma falha de McEwen na primeira tentativa. Assista ao momento:
ABSURDO O QUE FEZ HAMISH KERR! 🤯🇳🇿
O neozelandês empatou em TUDO no salto em altura com o americano Shelby McEwen, que não quis saber de dividir o ouro. No desempate, o Kerr saltou impressionantes 2.36m e levou a medalha para casa!🥇🔥#OlimpíadasNaCazéTV #Paris2024 #Adidas pic.twitter.com/K6V70wctoP
— CazéTV (@CazeTVOficial) August 10, 2024
What a night!!! Shelby McEwen takes Silver #RTR pic.twitter.com/HNs8HNMQgb
— Holly Rowe (@sportsiren) August 10, 2024
Essa não é a primeira vez que uma situação assim acontece nas Olimpíadas. Nos Jogos de Tóquio de 2020, a disputa do salto em altura terminou com o ouro dividido entre o italiano Gianmarco Tamberi e Mutaz Essa Barshim, do Catar.
A diferença foi que, à época, os dois aceitaram encerrar a disputa e abdicaram do desempate. Tamberi e Barshim também estiveram em Paris para a final deste sábado. O atleta do Catar conquistou a medalha de bronze na modalidade, enquanto o italiano sofreu com problemas de saúde.
Gianmarco chegou a ser internado horas antes da disputa devido a uma crise renal, mas não abriu mão de participar. Por estar longe das condições físicas ideais, ele sequer passou da distância de 2m27.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques