As Olimpíadas de Paris já acabaram, mas o impasse sobre o pódio do solo na ginástica artística ainda não. Após a Corte Arbitral do Esporte recusar o recurso interposto pelos EUA nesta segunda (12), a medalha de bronze ficou com a Romênia. Entretanto, diante do mal-estar, a Federação de Ginástica da Romênia (FRG), sugeriu à Federação Internacional, que as três atletas, Jordan Chiles, dos Estados Unidos, Ana Barbosu e Sabrina Voinea, da Romênia, ‘dividam’ a medalha de bronze.
Dessa forma, as três ficariam com o terceiro lugar. No último sábado (10), como se sabe, após a Romênia apresentar recurso, a norte-americana perdeu a medalha de bronze para a romena, Ana Barbosu.
No comunicado, o órgão afirmou que não pediu para que tirassem a medalha de bronze de Jordan Chiles, mas sim que elas dividissem o terceiro lugar. “A iniciativa de premiar medalhas de bronze às três atletas, Jordan Chiles, Ana Maria Barbosu e Sabrina Maneca-Voinea, foi proposta pelos advogados da FRG, com a aprovação prévia da Federação”, afirmou em nota à imprensa.
Em outro trecho do texto, a FRG disse haver consenso entre EUA e Romênia: “Ressaltamos o fato de que houve certos pedidos do lado norte-americano para que este desejo fosse cumprido, pedidos que o nosso lado sempre aceitou, aspecto apreciado pelo representante convencional do lado norte-americano”.
A Federação ainda aproveitou o comunicado para pedir que as pessoas parem de atacar as atletas envolvidas no caso.
“Desta forma, apelamos a toda a comunidade ginástica, tanto dentro como fora do país, para que parem com os ataques contra as ginastas Jordan Chiles, Ana-Maria Bărbosu e Sabrina Maneca-Voinea e especialmente Nadia Comăneci cuja intervenção foi sempre a favor das três atletas e das três medalhas”, concluiu.
Entenda o caso:
Jordan Chiles subiu ao pódio e levou a medalha de bronze para casa, após o órgão responsável pelo esporte dos EUA entrar com pedido de revisão de nota durante a prova de solo. Na ocasião, Rebeca Andrade ficou com o ouro e Simone Biles com a prata.
Dias depois da competição, a FRG entrou com recurso para que o pedido de revisão de nota feito pela Federação de Ginástica dos EUA durante a prova do solo, fosse derrubado. A equipe norte-americana teria feito esse pedido fora do prazo. No sábado (10), o recurso foi acatado pela Corte Arbitral do Esporte e a nota de Chiles caiu. A ginasta foi para a quinta colocação do ranking.
As romenas, Ana Barbosu e Sabrina Voinea, ficaram com o terceiro e quarto lugar, respectivamente. As três atletas envolvidas no caso começaram a receber ataques na internet. Barbosu chegou a se solidarizar com Chiles. A norte-americana se pronunciou e disse que iria se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental.