Olimpíadas 2024: Federação Romena de Ginástica confirma que Ana Barbosu receberá a medalha de bronze, e prepara festa

A atleta conseguiu o lugar no pódio após entrar com recurso contra os EUA

Mais um capítulo da polêmica do pódio do solo na ginástica artística nas Olimpíadas de Paris 2024. Ana Barbosu, atleta da Romênia, receberá a medalha de bronze. Através das redes sociais nesta terça-feira (13), a Federação Romena de Ginástica informou que a premiação será entregue a atleta nesta sexta-feira (16), em um evento que acontecerá em Bucareste, capital do país.

De acordo com o comunicado, a sessão solene contará com as presenças de Octavian Morariu, membro do Comité Olímpico Internacional da Roménia, e Mihai Covaliu, presidente do Comité Olímpico e Desporto Romeno. O anúncio veio após a Confederação de Ginástica Artística dos Estados Unidos (EUA) declarar que a Corte Arbitral do Esporte não reconsiderará a decisão de reaver a medalha – que inicialmente foi conquistada por Jordan Chiles.

Em nota, a confederação estadunidense afirmou que recebeu a decisão com decepção. Além disso, o órgão declarou que irá “buscar todos os caminhos e processos de apelação possíveis, incluindo na Corte Federal da Suíça, para garantir a pontuação, a colocação e a atribuição de medalha justas para Jordan”.

A FRG, por sua vez, confirmou que Ana Barbosu é a única medalhista na competição do individual geral no solo, apesar de ter sugerido depois em dividir o terceiro lugar com Jordan. O imbróglio não interfere nas conquistas das medalhas de ouro e prata, por Rebeca Andrade e Simone Biles, respectivamente.

Continua depois da Publicidade

Veja o comunicado na íntegra:

“A ginasta Ana Maria Barbosu ficará com a medalha de bronze conquistada na final de solo dos Jogos Olímpicos Paris 2024. A medalha será entregue à ela por Octavian Morariu, membro do Comité Olímpico Internacional da Roménia, e por Mihai Covaliu, presidente do Comité Olímpico e Desporto Romeno, num evento sediado na esplanada da Casa Olímpica em Bucareste, na sexta-feira, 16 de agosto, a partir das 09h30 (horário local)”. 

Entenda o caso:

Jordan Chiles recebeu 13.666 em sua apresentação, ficando em quinto lugar. No entanto, os norte-americanos contestaram a nota, que foi revisada e aumentada para 13.766, subindo a colocação da atleta para terceiro e empurrando Barbosu.

Jordan Chiles estava em 3º lugar no pódio, ao lado de Rebeca Andrade (1º) e Simone Biles (2º) (Foto: Getty)

Dias depois da competição, a FRG entrou com recurso para que o pedido de revisão de nota feito pela Federação de Ginástica dos EUA durante a prova do solo, fosse derrubado. A equipe norte-americana teria feito esse pedido fora do prazo. No sábado (10), o recurso foi acatado pela Corte Arbitral do Esporte e a nota de Chiles caiu. A ginasta foi para a quinta colocação do ranking.

Continua depois da Publicidade

As romenas, Ana Barbosu e Sabrina Voinea, ficaram com o terceiro e quarto lugar, respectivamente. As três atletas envolvidas no caso começaram a receber ataques na internet. Barbosu chegou a se solidarizar com Chiles. A norte-americana se pronunciou e disse que iria se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques