Olimpíadas 2024: Nadadora quebra silêncio após ser expulsa da Vila Olímpica por ida à Disney e rebate COP

Pedido de retirada de Luana Alonso teria ocorrido após uma visita dela não autorizada à Disney Paris, na semana passada

A nadadora Luana Alonso se pronunciou, nesta segunda-feira (5), sobre sua expulsão da Vila Olímpica nos jogos de Paris. Em um post no story do Instagram, a paraguaia de 20 anos desmentiu o Comitê Olímpico Paraguaio (COP), mas acabou não dando mais esclarecimentos.

“Só queria esclarecer que nunca me tiraram ou me expulsaram de nenhum lado, deixem de difundir informação falsa. Não quero dar nenhum comunicado, mas também não vou deixar que mentiras me afetem”, declarou ela no post. Veja:

Nadadora se pronuncia após COP anunciar expulsão da Vila Olímpica (Foto: Reprodução/Instagram)

A publicação de Luana foi feita após um comunicado do COP pedindo que ela não retornasse à Vila Olímpica. A decisão foi tomada devido a uma visita não autorizada dela à Disney Paris, na semana passada. Nas redes sociais, a nadadora também divulgou fotos passeando na Torre Eiffel e em lojas de roupas de luxo nos dias seguintes à sua participação nos Jogos.

Alonso se despediu das Olimpíadas 2024 sem medalhas. Para a chefe de missão do comitê, Larissa Schaerer, a atitude da paraguaia criou um “ambiente inadequado” na delegação.

A sua presença está criando um ambiente inadequado na equipe do Paraguai e solicita-se, de forma imediata, que se retire da Vila Olímpica”, escreveu Larissa, em um comunicado oficial.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o UOL, a entidade enviou à atleta, um e-mail formalizando o pedido para que ela se retirasse da Vila. Segundo Schaerer, outro fator que teria contribuído para a deliberação do COP, foi o pedido da nadadora para deixar o local.

À imprensa paraguaia, a chefe de missão afirmou que instruiu a atleta a oficializar seu desejo por escrito e que o autorizou. Entretanto, surpreendeu-se ao se deparar com Alonso na Vila, apesar da solicitação.  “Não posso permitir que você retorne”, teria dito ela.

Luana Alonso nega que tenha sido expulsa dos Jogos de Paris. (Foto: Reprodução/Instagram)

Continua depois da Publicidade

Aposentadoria

Apesar do imbróglio com o Comitê Olímpico Paraguaio, Luana Alonso provocou sua aposentadoria da natação após as olimpíadas deste ano. “Natação: obrigada por me permitir sonhar, me ensinado a lutar, a tentar, o sacrifício, a disciplina e muitas coisas mais. Te dei parte de minha viso e não troco isso por nada deste mundo, porque vivi as melhores experiências de minha vida. Me deu milhares de alegrias, amigos de outros países que sempre vou levar no meu coração, oportunidades únicas. Não é um adeus, é um até logo”, escreveu a loira.

A nadadora ficou em sexto lugar na classificatória dos 100 metros borboleta e não avançou para a final. A atleta já contava com mais de 600 mil seguidores apenas no Instagram. “Estou muito sentimental porque foi a minha última disputa. Já estou me aposentando da natação. É que fiz natação durante tanto tempo, foram 18 anos e tenho tantos sentimentos. Infelizmente tomei a decisão de desistir e estou feliz que a minha última prova seja nos Jogos Olímpicos”, afirmou ela em entrevista.

Confira:


Continua depois da Publicidade

Em nota, Larissa Schaerer acrescentou que a paraguaia não havia informado a comissão técnica sobre sua decisão de se aposentar do esporte. A chefe de missão também ressaltou que Alonso adiou a data de sua passagem, para ficar mais tempo na Cidade Luz, sem avisar ninguém da delegação.

Esta foi a segunda participação da nadadora em Olimpíadas. A primeira foi em Tóquio, aos 17 anos. Ela também competiu nos 100 metros borboleta e terminou em 28º lugar. Ao longo de sua carreira, Luana quebrou vários recordes nacionais do Paraguai e representou seu país em campeonatos mundiais. A atleta também detém os 30 melhores tempos da história da prova de 100 metros borboleta da natação do Paraguai.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques