Grandes destaques da ginástica nas Olimpíadas de Paris 2024, Simone Biles e Rebeca Andrade expressaram o apoio que dão uma à outra mesmo sendo competidoras diretas. Em uma entrevista ao Washington Post nesta quinta-feira (1), ambas as atletas falaram sobre a relação entre elas, e destacaram que a rivalidade no esporte não é um problema.
Biles, a ginasta mais condecorada de todos os tempos, ganhadora de 37 medalhas olímpicas e de campeonatos mundiais, destacou sua torcida para Andrade. As duas, inclusive, dividiram o pódio na competição por equipes. Enquanto as norte-americanas garantiram o primeiro lugar, a equipe brasileira ficou com a medalha de bronze. Ainda hoje, a partir de 13h15 (horário de Brasília), Simone e Rebeca irão disputar na final do individual geral da ginástica artística feminina.
“Eu realmente amo competir com Rebeca. Ela me impressiona. Eu sei que ela quer vencer, mas ela continuará torcendo por mim. E ela sabe que eu quero vencer, mas eu continuarei torcendo por ela”, declarou a norte-americana. A campeã brasileira também nunca escondeu sua admiração por Simone.
Ao jornal, ela chegou a recordar o incentivo que recebeu de Biles após romper um ligamento, em 2017, e passar por uma nova cirurgia. Segundo Rebeca, ela estava sozinha no saguão de um hotel quando Simone sentou-se ao seu lado.
“Foi um momento tão gentil, tão afetuoso, porque não havia mais ninguém por perto. Ela me disse: ‘Não desista. Você é talentosa. E você vai superar isso'”, narrou a ginasta. “O gesto de Simone mostrou que todo o meu trabalho, todo o meu esforço e o apoio de todos valeram a pena. Eu não desisti”, completou.
A brasileira salientou que quer vencer as provas e que deseja, especialmente, continuar competindo com Biles. A medalhista de ouro, entretanto, não revelou se vai se aposentar após a olimpíada deste ano.
Mas, conforme o Washington Post, a ginasta teria dito à Andrade em uma conversa particular que Paris seria sua última parada. “Eu disse: ‘Não, menina, não faça isso'”, narrou Rebeca.
Competição nas Olimpíadas
Rebeca Andrade e Simone Biles também se enfrentarão no salto, marcado para sábado (3), na trave de equilíbrio e no solo, ambos na segunda-feira (5). A norte-americana se consagra como a favorita nos jogos, e terá uma disputa acirrada com a brasileira, que também tem conquistado notas altas.
Além da campeã, o Brasil ainda terá Flávia Saraiva no individual geral, e Julia Soares na trave de equilíbrio. No masculino, a equipe brasileira teve apenas Diogo Soares no individual geral, que acabou ficando na 23ª colocação.