Piloto da categoria de base da F1 morre em acidente na Bélgica, aos 18 anos

Holandês Dilano van’t Hoff treinava no circuito de Spa-Francorchamps para a próxima corrida

O piloto holandês Dilano van’t Hoff  morreu neste sábado (1º), aos 18 anos, após um acidente no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O jovem era da equipe MP Motorsport, e corria pela Fórmula Regional Europeia, uma das divisões de base da Fórmula 1.

Segundo informações da Reuters, van’t Hoff perdeu o controle na pista molhada pela chuva e, após uma colisão, ficou com o carro atravessado. A tragédia acabou envolvendo o piloto Adam Fitzgerald, que não conseguiu desviar a tempo e atingiu a lateral do veículo. O acidente foi como uma batida em T, de acordo com os termos usados na F1.

Continua depois da Publicidade

A agência de notícias ainda apontou que a prova acontecia sob chuva desde o começo desta manhã, ocasionando um ambiente com baixa visibilidade. O percurso estava no programa de apoio para a corrida de resistência de 24 horas do circuito de Spa. Este não é o primeiro acidente que ocorre no circuito, desta mesma maneira. Há quatro anos, o francês Anthoine Hubert morreu em decorrência de uma colisão semelhante.

O piloto de 18 anos venceu o campeonato espanhol de Fórmula 4 em 2021 com a MP, que lamentou sua morte em uma nota nas redes sociais. “Estamos devastados com a perda de um dos nossos maiores talentos da Holanda, que trouxe tanta energia para a nossa equipa durante os anos em que correu conosco. Dilano faz parte da nossa família de corridas desde a sua estreia no automobilismo com MP em 2021”, escreveu o time.

“Nós damos as nossas sinceras condolências à família de Dilano e aos seus entes queridos. Apoiamos vocês e os membros da nossa equipe que perderam não só um piloto, mas também um amigo”, concluiu o texto. Veja:

Continua depois da Publicidade

O presidente executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali, também prestou homenagem ao jovem através do Instagram da F1. “Estamos muito tristes ao saber da morte de Dilano van ‘t Hoff hoje em Spa-Francorchamps. Dilano morreu em busca de seu sonho de chegar ao auge do automobilismo. Juntamente com toda a comunidade do automobilismo, nossos pensamentos estão com sua família e entes queridos”, lamentou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Dilano van’t Hoff também foi homenageado pelas equipes e pilotos da Fórmula 2 que estavam competindo no Grande Prêmio da Áustria, com um minuto de silêncio. O momento do acidente foi gravado por um internauta que compareceu ao local para acompanhar a corrida. Assista:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques