As Olimpíadas de Paris chegaram ao fim, mas as polêmicas não. Simone Biles tem prestado apoio a Jordan Chiles após decisão da Corte Arbitral do Esporte de tirar ginasta dos Estados Unidos do pódio. Nesta segunda-feira (26), em entrevista à revista People, a superestrela dos Jogos Olímpicos comentou a decisão da CAS e disse que espera justiça para a colega de equipe.
Simone afirmou que mantém contato frequente com a ginasta e que a aconselhou sobre o assunto. “Conversei com ela em um dos dias e falei: ‘Quer saber, Jordan, você tem que sentir todas essas sensações. Não deixe que essas emoções a impeçam de fazer nada. Esta será a maneira mais saudável de lidar com tudo isso”, pontuou.
Em relação ao ocorrido que acabou mudando o representativo pódio montado por três atletas negras, Simone ponderou: “É uma circunstância infeliz, porque algo assim nunca aconteceu antes e é realmente uma pena, mas gostaríamos que todas as três meninas ganhassem a medalha e, infelizmente, na ginástica esse não é o caso”.
Entretanto, a atleta, que é uma das maiores medalhistas da história da modalidade, não concorda com o resultado. “Achamos que eles fizeram os procedimentos corretos para chegar a essa decisão? Não. É por isso que queremos justiça para Jordan e continuaremos a apoiando e a reerguendo”, finalizou.
Companheira dentro e fora da arena, na ocasião Simone utilizou as suas redes sociais para prestar apoio à amiga. “Estou te mandando muito amor, Jordan. Levanta a cabeça, campeã olímpica. Nós te amamos!”, escreveu ela.
Entenda o caso:
Jordan Chiles subiu ao pódio e levou a medalha de bronze para casa, após o órgão responsável pelo esporte dos EUA entrar com pedido de revisão de nota durante a prova de solo. Na ocasião, Rebeca Andrade ficou com o ouro e Simone Biles com a prata.
Dias depois da competição, a FRG entrou com recurso para que o pedido de revisão de nota feito pela Federação de Ginástica dos EUA durante a prova do solo, fosse derrubado. A equipe norte-americana teria feito esse pedido fora do prazo. O recurso foi acatado pela Corte Arbitral do Esporte e a nota de Chiles caiu. A ginasta foi para a quinta colocação do ranking.
As romenas, Ana Barbosu e Sabrina Voinea, ficaram com o terceiro e quarto lugar, respectivamente. As três atletas envolvidas no caso começaram a receber ataques na internet. Barbosu chegou a se solidarizar com Chiles. A norte-americana se pronunciou e disse que iria se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental. Enquanto isso, Barbosu recebeu a medalha de bronze durante uma cerimônia na Romênia.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques