Time de Juan Izquierdo revela medida para ajudar esposa e filhas de jogador

Jogador uruguaio sofreu uma arritmia cardíaca durante partida pela Copa Libertadores da América

O presidente do Clube Nacional do Uruguay afirmou que a família de Juan Izquierdo receberá o salário do jogador por oito anos. A morte do atleta foi confirmada no início da semana, após ele ter uma arritmia seguida de parada cardíaca durante uma partida na Copa Libertadores da América, em São Paulo.

O funeral do zagueiro de 27 anos foi realizado nesta quinta-feira (29), em Montevidéu. Durante uma entrevista coletiva, Alejandro Balbi lamentou a partida precoce do rapaz: “Estou destruído e magoado, mas não consigo nem remotamente me colocar no lugar da família de Juan. Hoje o que mais me preocupa é a família Izquierdo. Vamos seguir em frente, magoados com isso, mas a família do jogador é o que mais importa para mim agora”.

Além do apoio emocional e psicológico, Selena, esposa do atleta, e suas duas filhas pequenas, terão apoio financeiro garantido. Segundo o jornal El Pais, a política é regulamentada pelo artigo 41 do Estatuto dos Jogadores Profissionais de Futebol do país, que foi atualizado em fevereiro deste ano após intensas negociações entre os clubes da primeira e segunda divisões do futebol uruguaio e a AUF.

O Estatuto também estabelece que a Federação Uruguaia de Futebol (AUF) será responsável pelo pagamento de uma parte desta remuneração, equivalente ao salário mínimo do jogador. O restante será repassado pelo Clube Nacional para garantir que a família receba o valor total correspondente.

Lembre o caso

Juan Manuel Izquierdo deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na noite de 22 de agosto, após sofrer uma arritmia cardíaca durante a partida entre o São Paulo Futebol Clube e o Nacional-URU, pela Copa Libertadores da América. O zagueiro foi atendido pela equipe médica do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o MorumBIS, e prontamente conduzido ao hospital.

A morte foi confirmada na noite desta terça-feira (27). O uruguaio faleceu em decorrência de morte encefálica após parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca. Ele deixou a esposa Selena e os dois filhos. O translado do corpo para o velório e sepultamento foi feito por um avião da Força Aérea Uruguaia.

Continua depois da Publicidade

O clube do atleta também lamentou a morte nas redes sociais. “Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Clube Nacional de Futebol anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes. Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável. Juan, você sempre estará conosco“, escreveu a equipe.

Em carta aberta nos stories do Instagram, Selena desabafou sobre a perda do marido, com quem teve uma filha, de 2 anos, e um bebê, que nasceu há menos de duas semanas. “Hoje tenho que me despedir da minha metade, o amor da minha vida. Para muitos, Juan Izquierdo. Para mim, Juanma, meu melhor amigo, meu marido, pai dos meus filhos, meus dois amores incondicionais. Parte de mim morre hoje com você. Você foi uma grande pessoa, nobre, amorosa, sem maldade. Você foi um anjo nesta terra e será um anjo no céu“, escreveu.

Carta aberta de Selena depois da morte de Izquierdo. (Foto: Reprodução/Instagram)
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques