TNT Sports pede desculpas por publicar vídeo em que “embranquece” o jogador Endrick; leia a íntegra

Após a repercussão negativa do caso, o canal se pronunciou em nota

Endrick

Após ser acusada de racismo contra o jogador Endrick, do Palmeiras, a TNT Sports excluiu o post e publicou uma nota sobre o caso. A emissora foi criticada por postar um vídeo mostrando a edição em busca do “rosto perfeito” do atleta, utilizando um software específico. A montagem, porém, deixou o jovem com traços diferentes e “europeus”, segundo alguns internautas.

Na publicação feita com o rosto de Endrick, o editor fez diversas alterações, incluindo a diminuição do nariz e dos lábios do atleta. A ação consiste em fazer um processo de “harmonização virtual” de personalidades do esporte. Nomes como Raphael Veiga, também do Palmeiras, e Cássio, goleiro do Corinthians, já apareceram em postagens similares no perfil do canal. O Endrick está de cara nova”, dizia a legenda.

O vídeo em questão foi publicado às vésperas do jogo entre Palmeiras e São Bernardo, válido pelo Campeonato Paulista, na última quinta-feira (15). Os direitos da transmissão pertenciam à Warner Bros., que dividiu a exibição entre a TNT e a HBO Max.

A postagem gerou revolta na web. No X (antigo Twitter), internautas acusaram a emissora de racismo, já que os traços negros de Endrick teriam sido alterados. “O que seria um rosto perfeito? O que tem traços e feições brancas? Porque foi isso que fizeram“, escreveu um usuário. “O nome disso é racismo. Tiraram todos os traços ‘negroides’ do rapaz pra fazer uma edição bizarra e chamar de ‘rosto perfeito’?”, questionou outro.

Continua depois da Publicidade

Com a repercussão negativa, o canal apagou a publicação e se desculpou, reconhecendo a atitude “infeliz” e “lamentável”. A TNT Sports reconhece que a publicação compartilhada em suas redes sociais, com edição do rosto do atleta Endrick, foi infeliz e lamentável. A TNT Sports errou ao não considerar os aspectos raciais envolvidos na edição e, por este motivo, a publicação foi prontamente deletada“, disse a emissora, em nota.

A TNT afirmou, ainda, que está comprometida em promover a “diversidade, equidade e inclusão”. “A Warner Bros. Discovery procura refletir as audiências de todo o mundo através de conteúdos que inspiram, informam e entretém. Estamos comprometidos com nossos esforços em promover a diversidade, equidade e inclusão”, concluiu o comunicado. Até o momento, nem Endrick ou seus representantes se manifestaram sobre o assunto.

Leia a íntegra: 

 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques