Gettyimages 1345530815

Alec Baldwin é fotografado deixando delegacia às lágrimas, após disparo fatal em set de filmagens – Veja fotos

Nessa quinta-feira (21), uma tragédia tomou conta dos sets de filmagem de “Rust”, longa estrelado e produzido por Alec Baldwin. Acontece que, durante uma cena, o ator disparou uma arma cenográfica – que por algum motivo estava carregada, culminando na morte de Halyna Hutchins, diretora de fotografia de 42 anos. O diretor do filme, Joel Souza, de 48 anos, também foi atingido no ombro, mas recebeu alta hospitalar nessa manhã (22). As informações foram confirmadas pelo departamento de polícia de Santa Fé, que segue investigando o caso.

Segundo o Deadline, Baldwin chegou a depor ainda ontem mesmo e foi liberado. Juan Ríos, funcionário da estação policial em questão, informou que o ator teria ido até o escritório do xerife “de boa vontade”. “Estamos tratando isso como faríamos com qualquer outra investigação”, afirmou ele, em conversa com o jornal Santa Fé New Mexican.

Continua depois da Publicidade

A publicação também divulgou uma imagem em que o ator aparece “perturbado e em lágrimas” do lado de fora da delegacia, enquanto falava ao telefone. Em outra, ele é visto consternado na beira de uma rodovia. Um porta-voz do artista também chegou a comentar o episódio, de forma breve. “Houve um acidente envolvendo uma falha de ignição de uma arma cenográfica”, disse à revista People. Clique aqui para ver as fotos.

Diante do ocorrido, a produção do longa foi paralisada. “A segurança de nosso elenco e equipe continua sendo nossa maior prioridade. As filmagens de ‘Rust’ estão programadas para continuar no início de novembro”, avisou a Rust Movie Productions, em comunicado enviado à imprensa norte-americana.

Alec
Ontem, pela manhã, Baldwin chegou a publicar uma foto no Instagram, em que aparecia caracterizado no set e com sangue em suas vestes. A publicação, entretanto, foi apagada após a tragédia. (Foto: Reprodução/Instagram)

Chocante por si só, o episódio espanta ainda mais devido às similaridades da trama com o que aconteceu nos bastidores. “Rust” é um filme de velho oeste estrelado e produzido por Alec, que também tem no elenco Jensen Ackles (“Supernatural”) e Travis Fimmel (“Vikings”). Baldwin interpreta o personagem que dá nome à produção, ambientada no Kansas de 1880. Rust é o avô fora da lei de um menino de 13 anos condenado por um assassinato acidental.

Internautas também resgataram uma publicação de 2017 feita pelo astro no Twitter, em que ele comentava um caso policial ocorrido na Califórnia. Na ocasião, um agente do estado matou acidentalmente uma mulher, e a tragédia teve grande repercussão nos Estados Unidos. “Me pergunto como alguém deve se sentir ao matar alguém acidentalmente”, escreveu o artista, que hoje enfrenta uma situação bem parecida à descrita.

Essa não é a primeira vez que um profissional do cinema morre nas gravações de um filme. Nas redes, o caso de Brandon Lee veio à tona e foi comparado ao acidente envolvendo Alec. O filho de Bruce Lee morreu em 1993, durante as filmagens do longa “O Corvo”, após ser atingido na barriga por um disparo de arma de fogo. O item cenográfico, que deveria estar carregado com bala de festim, possuía munição verdadeira, que causou a fatalidade. Ninguém havia checado a pistola antes da cena.