Alfonso Herrera detalha exploração na época do RBD, e revela por que não fará turnê de reencontro

Em nova entrevista ao El País, Poncho expôs os abusos contratuais da Televisa na época de “Rebelde”

Neste domingo (26), Alfonso Herrera voltou a relatar os problemas contratuais que tanto ele quanto todo o RBD teriam enfrentado com a Televisa na época de “Rebelde”. Em entrevista ao El País, o ator desejou que o grupo não sofra com as mesmas questões durante a “Soy Rebelde Tour”, e ainda contou como anda a relação entre eles e a emissora.

Durante o papo, Poncho não se preocupou em esconder sua insatisfação com a Televisa e sua má gestão financeira. Segundo ele, o grupo não obtinha os lucros de sua exposição como os personagens da novela mexicana nos diversos meios de comercialização. “Quando você fala da Televisa e do que era o Rebelde, isso… foi difícil, porque nós assinamos um contrato em que cedemos os direitos do personagem, da imagem do personagem e de tudo que foi explorado em termos de merchandising, nós não vimos um único centavo”, admitiu.

Continua depois da Publicidade

“Eu tinha 23 ou 24 anos e via a cara dos meus colegas e a minha cara em todos os lugares vendendo biscoitos, chicletes, sucos, cadernos, tênis, lápis e nada. A emissora de televisão, dona desse projeto, não foi justa. E não é uma questão de dinheiro, volto a dizer, tem a ver com uma questão de trabalho. Por exemplo, no show que fizemos no Coliseu de Los Angeles, para 63 mil pessoas, eles pagaram 18 mil pesos por isso (aproximadamente 5100 reais), expôs o artista.

Questionado sobre seu relacionamento com a emissora, que deteve todos os direitos da telenovela entre 2004 e 2006, Herrera recordou bons momentos, mas também apontou como as coisas deveriam ter encaminhado. “Eu era muito bom na Televisa, ou seja, lá eu tenho amigos que eu aprecio, que amo. Mas quando o projeto foi mudando, foi indo para um lugar bem mais amplo e bem-sucedido, o lógico teria sido que tudo crescesse nesta proporção porque era justo. Apesar de tudo, tinha muita gente nesse processo, muitos com quem ainda converso porque entretenimento é assim”, explicou o ator.

Obviamente, além de toda a equipe de produção e elenco dos outros projetos em que estrelou, Poncho também se referia à Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Christian Chávez e Christopher Uckermann. “Eu amo que eles estejam bem porque os aprecio, os amo e os respeito. Compartilhamos coisas que ninguém mais vai poder saber. Nós seis estivemos juntos em tempos difíceis, em momentos alegres e momentos tristes como aconteceu no Brasil (onde três meninas morreram em uma sessão de autógrafos devido a uma avalanche humana), desabafou.

RBD encerrou oficialmente suas atividades em 2008 após um sucesso estrondoso (Foto: Reprodução/Televisa)
RBD encerrou oficialmente suas atividades em 2008 após um sucesso estrondoso (Foto: Reprodução/Televisa)

Alfonso Herrera seguiu falando como esse ocorrido o afetou posteriormente. “Até hoje ainda tenho um pouco de medo quando vou a um lugar onde tem muita gente. Estávamos sozinhos e nos apoiamos porque não tínhamos apoio psicológico para lidar com essa situação. Foi muito difícil. Anos depois voltamos ao Brasil, reencontramos os parentes e eu conheci o pai de uma das meninas que perdeu a vida. Aquele acontecimento me marcou de uma forma muito profunda e por mais que eu tente dar a volta por cima, ele ainda está lá”, relembrou.

Poncho ainda foi abordado sobre a “Soy Rebelde Tour”, nova turnê do RBD, e falou por que não se juntou ao grupo neste reencontro. Em outras ocasiões, o artista deixou bem claro que não tem interesse em voltar para a indústria musical, e que agora está focado em projetos ligados à atuação. Entretanto, ele não deixou de desejar boa sorte aos amigos de longa data nesta nova jornada.

Continua depois da Publicidade

“Estou muito feliz com os projetos que tenho no momento, que é onde estou depositando minha energia. Sei que esse projeto [os novos shows do RBD] será um sucesso estrondoso e só lhes desejo toda a felicidade”, reforçou Alfonso. “Uma revista noticiou que eu tinha pedido uma quantia exorbitante para participar do reencontro e o que eu digo é que é melhor pagarem a meus companheiros por toda a porcaria em que meteram-nos durante tantos anos. Não tem nada a ver com dinheiro, tem a ver com o que é justo”, concluiu.

Soy Rebelde Tour

Inicialmente, o RBD iria se apresentar em São Paulo apenas nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no Allianz Parque. Enquanto no Rio de Janeiro tinha somente o dia 11 de novembro confirmado, no Estádio Milton Santos (Engenhão). Entretanto, nesta segunda (27), a equipe confirmou quatro novas datas no Brasil, todas no mesmo mês.

Para os paulistas, os dias adicionados foram 12 e 13, no Estádio do Morumbi, e 19, no Allianz Parque. Já para os cariocas, o dia 10 entrou para a grade, também com apresentação no Estádio Milton Santos. A venda de ingressos acontecerá nesta quarta-feira (29). Confira:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques