Glenn Gordon Caron, criador da série “A Gata e o Rato”, que apresentou Bruce Willis ao estrelato, revelou que o ator teve um declínio acentuado na sua habilidade de comunicação em meio à batalha contra a demência frontotemporal (FTD). Em entrevista ao New York Post divulgada nesta terça-feira (10), o amigo do astro contou que tem tentado fazer visitas todos os meses desde que o artista foi diagnosticado com a doença, em março de 2022.
“Nem sempre sou tão bom, mas tento e converso com ele e sua esposa [Emma Heming Willis] e tenho um relacionamento casual com seus três filhos mais velhos. Eu tenho tentado muito permanecer na vida dele”, disse ele. “O que torna [sua doença] tão impressionante é que, se você já passou algum tempo com Bruce Willis, não há ninguém que tenha mais alegria de viver do que ele”, declarou o diretor.
“Ele amava a vida e… simplesmente adorava acordar todas as manhãs e tentar viver a vida ao máximo”, relembrou. Segundo Caron, apesar de Bruce continuar a mesma pessoa, é como se ele “enxergasse a vida por uma porta de vidro”.
“Minha sensação é que nos primeiros três minutos ele sabe quem eu sou. Ele não é totalmente verbal. Ele era um leitor voraz – não queria que ninguém soubesse disso – e não lê agora. Todas essas habilidades linguísticas não estão mais disponíveis para ele, mas ele ainda é Bruce”, afirmou.
“Quando você está com ele, você sabe que ele é Bruce e fica grato por ele estar lá, mas a alegria de viver se foi”, pontuou ele. Antes da condição de Willis se agravar, Caron conseguiu falar para o ator que a série “A Gata e o Rato”, de 1985, estará disponível na plataforma de streaming Hulu.
“Eu sei que ele está muito feliz que o programa estará disponível para as pessoas, embora ele não possa me dizer isso. Quando passei um tempo com ele, conversamos sobre isso e sei que ele está animado”, refletiu. “O processo demorou um pouco e a doença de Bruce é uma doença progressiva, então consegui me comunicar com ele, antes que a doença levasse a falta de comunicação como é agora, sobre a esperança de obter a série de volta na frente das pessoas. Eu sei que isso significa muito para ele”, concluiu Caron.
O diagnóstico
O astro parou de atuar em 2022, quando começou a batalha contra a doença, que causou a deterioração de suas habilidades linguísticas. Em fevereiro deste ano, a família revelou o diagnostico de Bruce em uma declaração conjunta. “Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal”, dizia o comunicado.
“Infelizmente, os desafios de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro“, concluíram. Emma também conta com o apoio da ex-mulher de Willis, a atriz Demi Moore, e das filhas que teve com Bruce, Rumer, de 35 anos, Scout, de 32, e Tallulah, de 29.