Neste domingo (30), Andressa Suita gerou uma polêmica nas redes sociais ao mostrar o filho mais velho, Gabriel, de apenas 7 anos, dirigindo. A modelo foi criticada por internautas e, após a repercussão do vídeo, Gusttavo Lima se posicionou sobre o caso.
Na gravação, Gabriel aparece conduzindo o veículo sozinho em uma área verde, sem pedestres, enquanto Andressa filma a cena do banco traseiro. Em um determinado trecho, Samuel, de quatro anos, surge no banco do passageiro. O caçula chega a ficar em pé no assento e colocar a cabeça para fora do teto solar. Assista:
O filho de 7 anos do Gusttavo Lima e da Andressa Suíta está realmente dirigindo esse carro ou é daqueles que andam sozinhos? pic.twitter.com/pidl5jgynO
— Vai Desmaiar (@vaidesmaiar) June 30, 2024
Na legenda do post, Suita ainda brincou com a idade do primogênito. “7 ou 18?”, escreveu ela, fazendo referência à idade permitida para dirigir no Brasil. O texto, por conseguinte, causou ainda mais controvérsia na web. Alguns seguidores apontaram que o carro poderia estar no piloto automático, e Gabriel apenas acreditava estar dirigindo. Outros, entretanto, condenaram a atitude de Andressa, destacando o perigo da situação.
“Criminosa com orgulho, esposa de Gustavo Lima entrega a direção de um carro a uma criança, filma e publica na internet. Andressa Suita cometeu um crime. E aí, as autoridades irão processar a milionária ou justiça só vale pra pobre mesmo?”, disparou um perfil. “Adoro a Andressa, mas achei totalmente irresponsável a atitude e pior ela ainda postar”, opinou uma segunda pessoa. “Não acredito que estão normalizando isso, até a hora que acontecer algum acidente”, escreveu mais uma.
Mas também tiveram aqueles que defenderam a modelo. “Esse carro ‘se dirige sozinho’ por controle e por sistema de mapa pré-selecionado, caso não saiba”, ponderou um internauta. “Tem nada demais ali no vídeo. Hoje já é uma realidade e quem tem um pouco mais de grana pode comprar o carro e fazer isso, inclusive dentro da própria residência! Obrigado, de nada!”, reforçou outro. “O carro está com piloto automático apenas com sensor de movimento”, afirmou uma terceira conta.
Diante da repercussão, Gusttavo Lima se pronunciou sobre o episódio através de sua assessoria de imprensa. “O vídeo foi feito dentro da propriedade deles”, declarou à coluna de Fábia Oliveira, do portal Metrópoles. Mais detalhes sobre o episódio não foram concedidos pela equipe.
Infração de trânsito
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pessoas menores de 18 anos não estão autorizadas a dirigir em solo brasileiro. Além disso, a norma também afirma que apenas crianças maiores de 10 anos podem andar no banco da frente. Portanto, caso a situação fosse flagrada em uma via pública, o responsável pelo veículo e pelos menores poderia ser multado com uma infração gravíssima. O valor seria de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira de motorista.
Ao g1, um especialista acrescentou que o caso configuraria uma infração ao artigo 163 do CTB, que fala sobre “entregar a direção do veículo a pessoa sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir”. O descumprimento também é classificado como uma infração gravíssima, e a multa pode chegar em até três vezes o valor previsto. A lei prevê, ainda, a possibilidade da retenção da CNH.
Por fim, o ocorrido pode se encaixar na violação do artigo 310, que diz: “Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada [ou que] não esteja em condições de conduzi-lo com segurança”. A pena para este crime é de multa e de detenção de seis meses a um ano.