Antes de doação de órgãos, família de Gugu Liberato lê carta emocionante para apresentador no hospital: ‘Estarei batendo em muitos corações’; Veja na íntegra

Mesmo após sua morte, Gugu Liberato continua tocando vidas de pessoas ao redor do mundo. E foi isso mesmo que seus familiares reconheceram em uma carta emocionante lida para o apresentador no hospital antes da doação de seus órgãos na madrugada de sábado para domingo (24).

A assessoria de imprensa dele disponibilizou o texto, escrito em primeira pessoa, que foi lido pelos parentes do apresentador na instituição Orlando Health, nos Estados Unidos. “Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais, Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade”, começou a mensagem.

“Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver”, seguiu a carta, mencionando os órgãos doados.

“Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos. Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz. Gugu”, finaliza o texto, em um tom tocante.

Gugu com os filhos e a esposa (Foto: Reprodução/Instagram)

A cirurgia para retirada dos órgãos de Gugu foi realizada entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, com mais de seis horas de duração. A instituição Legacy ficou responsável pela retirada, conservação e intermediação com os pacientes necessitados.

De acordo com a assessoria do apresentador, a doação deve ajudar cerca de 50 pessoas. A família dele perguntou se haveria como ajudar algum paciente brasileiro que estivesse na fila para transplante. Entretanto, os parentes foram informados de que isso não seria possível por conta da distância e tempo de conservação dos órgãos.

Antes da carta lida pelos familiares de Gugu, a equipe médica do hospital também fez um discurso emocionante sobre a importância do momento. Confira:

“Momento de honra,

Neste momento e a partir deste momento, honramos Antonio Augusto Moraes Liberato e essa oportunidade de salvar e melhorar a vida de outras pessoas. Ao cuidarmos dele agora, também somos responsáveis por cuidar desse gracioso presente da vida. Estendemos nosso respeito e gratidão à família e os mantemos em nossos pensamentos. Ao tocarmos a vida de muitos hoje, podemos entender nosso papel em transmitir o presente heroico da vida de um ser humano para outro. Que tenhamos um momento de silêncio agora para lembrar Gugu Liberato e todos os que se juntam à sua história do passado, presente e todos os dias à frente.”

O Acidente

As primeiras informações sobre o caso chegaram no início da tarde de quinta (21), através de um comunicado da assessoria de imprensa de Gugu. “Ele sofreu um acidente em sua casa em Orlando e encontra-se internado em observação por 48 horas”, resumia o texto, acrescentando que mais detalhes seriam repassados assim que o boletim médico fosse emitido.

Horas depois, o jornalista Amaury Jr. revelou que o estado de saúde de Augusto Liberato era considerado grave. Segundo ele, o apresentador do “Canta Comigo” teria caído de uma altura de quatro metros, batendo a cabeça na quina de um móvel. No momento da queda, Gugu estava consertando um ar-condicionado, que fica no sótão da residência recém-comprada em Windermere, nos arredores de Orlando. O piso do cômodo, feito de gesso, teria cedido e provocado a queda de Liberato, no chão da cozinha, no andar de baixo da casa. Gugu havia chegado na residência, de viagem, apenas meia hora antes do acidente ocorrer.

Gugu Liberato estava no ar, no comando da segunda temporada do “Canta Comigo”, na Record TV. (Foto: Reprodução/Record TV)

No final da tarde de ontem (21), rumores da morte do apresentador começaram a circular pela Internet e por veículos da imprensa, até que a porta-voz de Gugu emitiu um novo comunicado para desmentir. “Gugu está na Unidade de Terapia Intensiva e vivo, sendo acompanhado pela equipe médica local. As informações que circulam sobre uma suposta morte do apresentador são inverídicas”, garantiu Esther Rocha em nota. Ela ainda explicou que o boletim médico seria divulgado apenas nesta sexta (22). Infelizmente, as notícias não foram nada boas…

Gugu deixa a esposa, a médica Rose Miriam Di Matteo, e os três filhos: João Augusto, de 18 anos; e as gêmeas Sofia e Marina Liberato, de 16. Apesar da família ter estabelecido seu lar, já de um tempo, nos Estados Unidos, a mãe do apresentador, Maria do Céu, de 90 anos, reside no Brasil. Na manhã de quinta-feira (21), ela embarcou rumo a Orlando, tendo chegado por volta de 19h30 no hospital Orlando Health, em que o filho estava internado.

O clima no local era de forte comoção. De acordo com informações do Jornal da Band, o filho João Augusto foi visto entrando aos prantos no hospital. Rose Miriam também ficou bastante abalada. Ela teria desmaiado ao saber do quadro do marido, e foi vista numa cadeira de rodas, segundo o telejornal.