Após 13 anos, Justiça do Rio manda prender condenados por morte do filho de Cissa Guimarães; atriz reage

Treze anos depois, Rafael de Souza Bussamra e Roberto Bussamra foram presos por atropelarem Rafael Mascarenhas.

Após 13 anos, a Justiça do Rio deu ordem para prisão de Rafael de Souza Bussamra e Roberto Bussamra, pai e filho envolvidos no acidente que matou Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães. De acordo com o site O Tempo, a decisão partiu do Juiz da 16ª Vara Criminal, Marcelo de Sá Baptista, na última quarta-feira (23).

O acidente aconteceu em 2010, no Túnel Acústico, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Enquanto o túnel estava fechado para o tráfego de veículos, Mascarenhas andava de skate no local. O rapaz foi atropelado pelo veículo dos Bussamra, que estava em alta velocidade, e faleceu aos 18 anos.

Continua depois da Publicidade

Em 2015, Rafael Bussamra, que dirigia o carro em área fechada para o trânsito, foi condenado a sete anos de prisão em regime fechado e mais cinco anos e nove meses em semiaberto. O pai dele, Roberto Bussamra, foi condenado a oito anos em regime fechado e nove meses em semiaberto. Durante a sentença daquele ano, o juiz Guilherme Schilling destacou a atitude do pai em corromper os policiais militares, como uma tentativa de acobertar o filho.

No entanto, um ano depois, pai e filho tiveram a pena revertida para serviços comunitários, após recorrerem da decisão que os sentenciou à prisão. Na ocasião, a pena de Rafael já tinha diminuído para três anos e seis meses de detenção em regime semiaberto. Além disso, houve a suspensão da habilitação para dirigir por igual período. Já a de Roberto, que foi acusado por crime de corrupção ativa, era de três anos, 10 meses e 20 dias de reclusão em regime semiaberto, mais pagamento de 18 dias-multa.

Em 2019, o Ministério Público do Rio e a defesa dos réus recorreram ao STJ. O ministro Jorge Mussi deu parcial provimento ao recurso do MP, considerando descabida a aplicação de pena restritiva de direitos. Em junho de 2021, a 5ª Turma do STJ manteve a decisão de Jorge Mussi.

Já em maio de 2023, a ministra Rose Weber negou recurso da defesa e, dias depois, o processo voltou para o TJ do Rio. Por fim, no dia 28 de julho, a 16ª Vara Criminal do Rio (onde Rafael e Roberto foram condenados em primeira instância em 2015), determinou, então, o cumprimento do acórdão do STJ e a derrubada da decisão de pena revertida. Foi feito o pedido de execução da sentença definitiva e a prisão foi realizada.

Continua depois da Publicidade

Cissa Guimarães reagiu à decisão de prisão

Cissa Guimarães apareceu em suas redes sociais, nesta segunda-feira (28), para comemorar a decisão da Justiça em prender pai e filho. “13 anos! TREZE ANOS! E depois de um fim de semana de muita dor, vem um acalento e a esperança de justiça finalmente”, escreveu. A atriz acrescentou: “Que a Justiça seja feita!”

Em 2022, durante participação no quadro “Arquivo Pessoal”, do “Faustão na Band” , a apresentadora relembrou o acidente que aconteceu com o filho. Após a homenagem de seu amigo Miguel Falabella, que citou o ocorrido, Cissa deu mais detalhes do dia da fatalidade e expressou o que sente.

Eles estavam lá e entraram esses caras fazendo ‘um pega’, uma loucura. Além do que, não prestaram socorro, corromperam a polícia, largaram meu filho ali“, disse. Os responsáveis, explicou Cissa, saíram impunes. “Eles foram presos, acho que ficaram dois dias, o pai, que praticou a corrupção, e o filho. Eu batalhei muito e continuo batalhando como posso, mas é uma impunidade absurda. Cheguei a ir no Palácio da Alvorada, falei o que pude“, contou.

20180924085612288963i
Rafael faleceu aos 18 anos, após ser atropelado. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Por fim, Cissa respondeu com sinceridade sobre o que sente. “Fausto, você sabe, com todo meu coração aqui. Eu não questiono, eu exerço muito a gratidão. Me desculpa eu humildemente te corrigir. Eu não perdi nada, só ganhei no tempo que me foi dado. Deus me deu 18 anos do maior amor do mundo. Eu não perdi. Perdi o contato físico: ele podia estar aqui hoje, tocando a guitarra dele. Mas ele está. Ele está“, pontuou ela, apontando para a foto do rapaz no telão.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques