A polêmica em torno do nome de Liam Neeson continua. Após o ator ter sido acusado de racismo ontem (4), por conta de uma declaração dada numa entrevista recente para Clémence Michallon, do The Independent, a jornalista compareceu ao “Good Morning Britain” e comentou seu choque com a situação. Na circunstância anterior, o astro da franquia “Busca Implacável” estava promovendo seu novo longa, “Vingança a Sangue Frio”, quando resolveu ilustrar o sentimento da raiva mencionando uma história de seu passado.
Então, ele contou sobre o episódio em que quis matar “um homem negro” depois de descobrir o estupro de uma amiga e querer se vingar. Ao final da conversa com a jornalista, ele teria perguntado de que forma Michallon usaria seu relato, de acordo com informações do site Daily Star.
“A gravidade do que ele estava dizendo me pegou“, disse a repórter no programa. “No fim da entrevista, ele me perguntou se eu usaria aquele relato; se seria cuidadosa. Eu disse sim, porque sou sempre muito cuidadosa, especialmente quando estou fazendo meu trabalho como jornalista“, completou.
De acordo com o site, em seguida o ator teria mudado a sua voz para imitar Bryan Mills e repetiu as falas de uma famosa cena que ele fez em ‘Busca Implacável’, na qual seu personagem fala com as pessoas que sequestraram a sua filha. “Ele disse: ‘eu tenho um conjunto de habilidades bem específicas, e eu vou te encontrar e vou te matar. Na cabeça dele, foi claramente uma piada. Se foi apropriado ou não é algo ainda a ser determinado“, revelou a jornalista.
Michallon também ressaltou que o ator sabia bem o que estava dizendo e para quem estava contando aquela história. “Que os comentários são chocantes é um dado absoluto. Ninguém está contestando isso. Ele expressou alguma consciência. Disse que estava envergonhado, que é horrível. É por isso que divulgamos o áudio para ser o mais transparente possível com essa história, para que as pessoas pudessem ouvir o contexto completo“, acrescentou ela.
Veja um trecho da entrevista da jornalista que entrevistou Liam Neeson:
Na entrevista, Nesson detalhou o episódio que o envolveu nessa polêmica. “Vou contar a você uma, história. Isso é verdade”. O ator, então, revelou que há um tempo, uma pessoa próxima foi estuprada enquanto ele estava fora do país. “Ela lidou com o estupro da forma mais extraordinária. Mas a minha reação imediata foi…”, ele fez uma pausa. “Eu perguntei se ela sabia quem era o culpado. Ela respondeu que não. Então eu perguntei a cor dele. Ela disse que era uma pessoa negra”, prosseguiu.
Liam contou que, depois disso, começou a perambular pela rua com um bastão, esperando ser abordado por alguém. Apesar de se dizer envergonhado pela atitude, o ator confessou que fez isso por uma semana, torcendo para que um “homem negro” saísse de um bar e tentasse iniciar uma briga com ele. “Para que eu pudesse… matá-lo”, admitiu. De acordo com o jornalista que escreveu a matéria, Clémence Michallon, o ator sabia que sua admissão era chocante e aterradora. Ele também contou que mentia para sua amiga que fora estuprada quando ela perguntava onde ele estava indo: “Eu dizia: ‘Estou indo dar uma volta’. E ela perguntava se algo estava errado, e eu dizia que não”.
Deliberadamente, o ator não deu muitos detalhes para proteger a identidade da vítima. “Foi horrível, horrível, quando eu penso naquela época, que eu fiz aquilo. E eu nunca admiti isso, e eu estou falando agora para uma jornalista. Deus me livre”, confessou. O ator Tom Bateman, co-astro de “Vingança a Sangue Frio” que estava junto na hora, soltou um palavrão, impressionado com a história. “Foi medonho. Mas eu aprendi uma lição com tudo isso, quando eventualmente eu pensei: ‘Que merda você está fazendo?’”, Liam relembrou. Para ouvir a entrevista é só clicar aqui.
Continuamos chocados com essa história toda!