Hugo Gloss

Após queixa, Banda Ara Ketu volta atrás em decisão sobre Carnaval de Salvador; saiba motivo

Araketu

Araketu

Vai ter Ara Ketu na avenida, sim! Após a banda anunciar que não iria mais participar do Carnaval de Salvador, onde desfilaria no dia 8 de fevereiro, o caso teve forte repercussão junto ao público e terminou revertido. Em comunicado ao hugogloss.com, hoje (31), a equipe confirmou a apresentação na quinta-feira de Carnaval, no Circuito Dodô (Barra-Ondina). Quando cancelaram o show, os integrantes do Ara Ketu criticaram o cachê que seria pago pela prefeitura da capital baiana, e falaram sobre a valorização da cultura negra.

“Vamos começar esse texto agradecendo a cada um que apoiou o Ara Ketu para que a banda não deixasse de desfilar no Carnaval de Salvador 2024. Fãs, amigos, imprensa e admiradores da cultura da Bahia. Após a mobilização do povo, o desfile do Ara foi confirmado para a quinta-feira de Carnaval, no circuito Barra-Ondina”, informou a nota.

Segundo a banda, o cachê, considerado “humilhante”, foi reajustado. Eles também voltaram atrás na decisão como forma de homenagear a comunidade de Periperi: “As conversas com o governo e a prefeitura foram retomadas e houve o entendimento da importância cultural do Ara Ketu como bloco afro, com os devidos ajustes financeiros. Com isso, colocaremos a banda e o Bloco Ara Ketu na rua como forma de homenagear a comunidade de Periperi”.

Os abadás, no entanto, não serão vendidos, mas ofertados para moradores da comunidade e trocados por alimentos. “Parte será distribuída para a comunidade de Periperi e parte será trocada por alimentos não perecíveis, que serão doados no Instituto Ara Ketu após o Carnaval. Somos Ara Ketu, somos filhos de Odé! Esse será o tema do nosso desfile e convidamos todos vocês para o reencontro na avenida!”, concluiu o texto.

Ara Ketu se apresenta no circuito Barra-Ondina. (Foto: Divulgação)

Ao anunciar o cancelamento da apresentação, em publicação no Instagram nesta terça-feira (30), a banda apontou que a decisão foi motivada por uma “classificação estranha” no Ouro Negro, programa do governo do Estado que beneficia blocos e grupos musicais com recursos para o Carnaval.

“Tentamos argumentar, mas mediante a resposta negativa e até humilhante da prefeitura, resolvemos sair do Carnaval de Salvador. Percebemos que não temos valor aqui, que não nos querem aqui, talvez pelo fato de pertencer a uma comunidade preta e pobre, local que em nada é romantizado pela classe branca e mandatária de nosso Estado/Cidade”, apontou o grupo. O tratamento recebido nos últimos anos, durante a época da folia, também foi criticado. Clique aqui para conferir os detalhes.

De acordo com a Prefeitura de Salvador, a empresa Saltur (Salvador Turismo) é a responsável pelas contratações de artistas. Ao UOL, a empresa informou que o órgão “tem máximo respeito ao Ara Ketu” e que esteve “em conversa permanente com os representantes para que a banda fizesse parte da programação do Carnaval 2024“.

O Governo da Bahia havia se pronunciado sobre o caso ontem. “O edital leva em consideração critérios objetivos relacionados aos Blocos Afro, Afoxés, Blocos de Samba, de Reggae e de Índio e, como foi a primeira vez que o Ara Ketu se inscreveu, recebeu uma pontuação que o colocava em uma faixa para receber um valor específico. O bloco não foi desclassificado, mas declinou do apoio por conta do valor que receberia a partir da pontuação alcançada no certame. A Secretaria lamenta a desistência do Ara Ketu”, dizia o comunicado.

Sair da versão mobile