Após ser acusada de apropriação cultural, Isabella Santoni comenta tranças no cabelo: “Faço desde que era criança, ajuda a crescer”

Isabella Santoni decidiu inovar no visual na última quinta-feira (26). A atriz aderiu às tranças no cabelo e compartilhou o resultado com os internautas no Instagram. Alguns elogiaram a mudança, mas outros não aprovaram e a acusaram de “apropriação cultural”, visto que o penteado é característico da cultura negra.

“Gosto muito de você, mas isso é super errado”, opinou um. “Isso não é mimimi. É apropriação de algo que vocês nem sabem o que significa para nós. Em branco é maravilhoso em preto é feio, né?”, escreveu outra durante um debate nos comentários. “As pessoas nem sabem que tranças e dreads são um símbolo de resistência do povo negro!”, explicou um terceiro.

Em entrevista à revista Quem, Isabella contou que costuma usar o penteado desde pequena: “Eu gosto, faço desde que era criança. Lembro que tinha 7 anos e fiz minha mãe fazer no meu cabelo, ela ficou a madrugada toda fazendo. Já tinha feito há dois anos quando estava em Bali e tinha muito tempo que não fazia. Aí tive um intervalo de gravação e falei ‘vou fazer trancinha que ajuda o cabelo a crescer’. Dessa vez agora demorou cinco horas. No início dói um pouco, mas depois acostuma. No primeiro dia que dói mais, na verdade”.

Continua depois da Publicidade

Como dito pela própria atriz, essa não foi sua primeira vez adotando as tranças. Assim como dessa vez, Santoni foi alvo de críticas parecidas em 2017. “Muito fácil ter ‘estilo afro’ sendo branca e nunca ter que passar por todos os preconceitos sociais que pessoas negras passam por assumir o mesmo estilo”, escreveu uma internauta sobre a publicação.

View this post on Instagram

Trancei ✨🥰

A post shared by Isabella Santoni (@isabellasantoni) on

A jovem confessou que já tem um novo estilo em mente. “Gostei de mudar. Já fui ruiva, loira, morena, raspei, pintei de rosa. Estou com vontade de, no Carnaval,  fazer como a Dua Lipa e deixar preto na raiz, com ela bem marcada, anos 90. Ou arco-íris, ou bem preto embaixo e todo louro em cima”, revelou, sem se pronunciar diretamente sobre os comentários repreendendo a escolha atual.

O assunto gerou controvérsia na sessão de comentários da foto. Veja mais alguns deles, abaixo: