Apresentadora faz piada com lábio leporino de Joaquin Phoenix, causa revolta na web e se retrata; Entenda

A apresentadora norte-americana Wendy Williams vem recebendo uma série de críticas na internet por conta de uma piada infeliz feita por ela durante seu talk show, na semana passada (7). Ela falava sobre a aparência de Joaquin Phoenix e caçoou do lábio leporino do astro de “Coringa”. Trata-se de uma abertura na lateral do lábio superior, dividindo-o em dois segmentos. Essa falha pode se estender-se até o nariz.

Em seu discurso, Wendy destacou a má-formação congênita do ator. “Ele tem esse narizão comprido. Se ele está feliz com isso, então também estou. E quando ele raspa o bigode, ele tem uma fratura. Ele tem um daqueles – como você chama isso? Fenda labial, lábio leporino. Não, eu acho isso muito atraente”, falou a comandante do programa, enquanto mexia em seus próprios lábios, imitando a condição.

De imediato, muitos internautas desaprovaram a piada de Williams e cobraram por um pedido público de desculpas. “Por 10 segundos ela usou seu dedo para imitar um lábio leporino enquanto a audiência ria. Imagine como meu filho de 5 anos ficaria se tivesse visto isso?”, destacou um usuário no Twitter, que tem um filho que sofre da má-formação.

Em meio a muitos tuítes repreendendo a fala da apresentadora, se destacaram as mensagens da cantora Cher, que há anos faz trabalho voluntário em prol da comunidade que sofre da condição. “Essas são as pessoas que Wendy Williams tirou sarro. Joaquin Phoenix foi uma criança e não sabemos pelo que ele passou. Ele é um dos melhores atores de nossa geração, eletrizante e mais do que bonito. Ela será julgada por isso para sempre”, escreveu, em resposta a um fã, que publicou fotos da diva pop ao lado de crianças com a má-formação.

A cantora seguiu explicando que o estigma em torno da condição afeta muito não só as crianças que nascem com ela, como também seus pais. “Antes da adolescência, muitas vezes essas crianças estão sofrendo, com medo, mas tem esperança de que vão parecer ‘normais’. Os corações partidos e aflições que seus pais sentem são indescritíveis. Se sua mãe [de Wendy] visse o que você fez, ela ficaria envergonhada. A minha me ensinou a amar e ajudar as pessoas que estão sofrendo. Quem é você? Você deveria ser demitida”, disparou Cher.

Não satisfeita, a popstar mandou um recado direcionado à apresentadora. “Eu ia tentar me controlar, mas estou tão furiosa que não consegui. Em 1985 eu fiz um filme chamado ‘Marcas do Destino’. Naquele filme eu me envolvi com crianças e adultos que sofriam de anomalias craniofaciais. Você não faz ideia pelo que essas pessoas passam. Mais de 20 cirurgias”, informou.

Continua depois da Publicidade

O caso também chamou atenção do jogador de futebol americano, o canadense Adam Bighill. O atleta sofreu da má-formação, assim como seu filho recém-nascido. Depois de criticar a atitude de Wendy, Adam publicou ontem (15), uma foto ao lado do pequeno, que estava prestes a passar por uma cirurgia. “Hoje é o grande dia de Beau. Ele vai ter seus lábios arrumados. Obrigada a todos que nos mandaram mensagens e desejaram boa sorte ao Beau. Ele é muito amado!”, agradeceu.

Logo em seguida, veio o pedido de desculpas de Williams, que se solidarizou com a história de Beau. “Estamos pensando no Beau hoje, enquanto ele passa pela cirurgia. Gostaria de pedir desculpas à comunidade e, em homenagem ao Beau, nosso programa vai doar para instituições que apoiam a causa. Encorajamos nossos telespectadores a buscarem mais informações para ajudá-las também”, concluiu.