A polícia de Las Vegas, nos Estados Unidos, prendeu um ex-ator do clássico filme “Dança com Lobos”, nesta terça-feira (31). De acordo com os registros obtidos pelo The Associated Press, Nathan Lee Chasing His Horse – que também atende como Nathan Chasing Horse – está sendo acusado de agredir sexualmente meninas indígenas durante duas décadas.
Conhecido por seu papel do jovem membro da tribo Sioux, Smiles a Lot, no longa vencedor do Oscar estrelado por Kevin Costner, Chasing Horse ganhou reputação entre tribos nos Estados Unidos e no Canadá como um suposto curandeiro que realizava cerimônias de cura e reuniões espirituais. Segundo os documentos, a polícia alega que o homem usou sua posição para abusar de jovens nativas americanas. Além disso, ele também afirmou compartilhar cinco esposas.
A prisão é o resultado de uma investigação de meses que começou depois da polícia receber uma denúncia em outubro de 2022. De acordo com um mandado de busca de 50 páginas, acredita-se que Chasing Horse seja o líder de um culto conhecido como The Circle. Um dos procuradores-gerais responsável pelo caso ainda colocou um novo foco em crimes contra os nativos americanos, incluindo tráfico humano e assassinatos. O relatório identificou pelo menos seis supostas vítimas e descobriu alegações sexuais contra Chasing Horse datando do início dos anos 2000 em vários estados, incluindo Montana, Dakota do Sul e Nevada, onde ele viveu por cerca de 10 anos.
Um depoimento divulgado pelo Daily Mail informou que Chasing Horse podia ter um plano de contingência pronto para caso a polícia invadisse sua residência. O veículo relatou que o ex-ator teria planejado que suas cinco esposas tomassem uma “pílula suicida” se um tiroteiro com policiais ocorresse no local. Oficiais da SWAT foram vistos do lado de fora da casa de dois andares enquanto os detetives realizavam sua busca, mas nenhuma resistência foi relatada pelas autoridades.
Chasing Horse nasceu na Reserva Rosebud, em Dakota do Sul, que é o lar dos Sicangu Sioux, uma das sete tribos da nação Lakota. O mandato argumenta que o ex-ator foi banido da Reserva Fort Peck em Poplar, Montana, em 2015, por alegações de tráfico humano. “Nathan Chasing Horse usou tradições espirituais e seu sistema de crenças como uma ferramenta para agredir sexualmente meninas em várias ocasiões”, diz o texto, acrescentando que seus seguidores acreditavam que ele poderia se comunicar com seres superiores e se referiam a ele como “Medicina” ou “Pessoa Santa”.
Embora o mandado inclua detalhes de delitos relatados em outros lugares, a prisão decorre de crimes supostamente cometidos no condado de Clark, em Nevada. Eles englobam tráfico sexual, agressão sexual de uma criança com menos de 16 anos e abuso infantil. O registro alega que algumas das vítimas tinham apenas 13 anos. Uma das esposas de Chasing Horse foi supostamente oferecida a ele como um “presente” quando ela tinha 15 anos, enquanto outra se casou depois de completar 16 anos. Chasing Horse também é acusado de gravar agressões sexuais e arranjar sexo com as vítimas para outros homens que o pagaram.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques