Nessa quarta-feira (6), os Estados Unidos viveram um dos episódios mais lamentáveis da história da democracia no país. Apoiadores extremistas de Donald Trump invadiram o Capitólio, em Washington, e protagonizaram cenas de vandalismo com o intuito de impedir que Joe Biden assuma a presidência. Três pessoas foram mortas. Nas redes sociais, celebridades dos mais diferentes segmentos repudiaram o ocorrido.
Lucy Lawless, protagonista da série “Xena: A Princesa Guerreira”, foi uma delas. A atriz se irritou com algumas das mensagens compartilhadas pelo ex-colega de elenco, Kevin Sorbo, astro de “Hércules: A Lendária Jornada”. “Os ANTIFA [grupos de oposição ao fascismo e a extrema-direita] lideraram o ataque ao edifício do capitólio, vestidos como apoiadores de Trump”, alegou o ator, num primeiro momento.
https://twitter.com/ksorbs/status/1346924706255966208?s=20
Na sequência, Sorbo compartilhou uma publicação que traz uma imagem dos invasores, junto do seguinte questionamento: “Eles se parecem com apoiadores de Trump? Ou agitadores de esquerda disfarçados de apoiadores de Trump…”. “Eles não parecem patriotas para mim…”, declarou o ator, na tentativa de desassociar os extremistas pró-Trump do ataque ao Capitólio.
Os posts conspiratórios do artista não passaram despercebidos, e Lawless logo o repreendeu. “Não, querido. Eles não são patriotas. São macacos voadores, terroristas caseiros, atores da QAnon”, começou. Em sua essência, o QAnon é uma teoria ampla e completamente infundada que diz que Donald Trump está travando uma guerra secreta contra pedófilos “adoradores de Satanás” do alto escalão do governo, do mundo empresarial e da imprensa. Os extremistas também acreditam que há esforços do “estado profundo” para eliminar o atual presidente.
“São idiotas que saem por aí seguindo as ordens de pessoas como você, que gostam de fomentá-los como brinquedos para que façam seu pior”, completou Lucy. Ela ainda incluiu duas hashtags ao final do comentário: “#KeepingYourFilthyHandsClean” (“Limpando as suas mãos sujas”, em tradução livre) e “#Enabler” (“facilitador”).
No, Peanut. They are not Patriots. They are your flying monkeys,homegrown terrorists, QAnon actors. They are the douchebags that go out and do the evil bidding of people like you who like to wind them up like toys and let them do their worst. #keepingYourFilthyHandsclean #enabler
— Lucy Lawless (@RealLucyLawless) January 7, 2021
Kevin não respondeu à crítica da amiga e seguiu compartilhando ideias sem fundamento, associando a invasão a “agentes da esquerda”. Desacreditada, a interprete de Xena lamentou pela postura do rapaz: “Ooooh, PEANUT!!!” – “peanut” significa amendoim e é um apelido carinhoso usado pela atriz para se referir ao colega.
Oooooh, PEANUT!!!
— Lucy Lawless (@RealLucyLawless) January 8, 2021
Assim como Lawless, Mark Ruffalo, Chris Evans, P!nk, Cardi B, Sarah Jessic Parker e Armie Hammer foram alguns dos outros artistas a se manifestarem sobre o episódio no Capitólio. Para conferir as reações deles, clique aqui.