10 anos após Kanye West interromper Taylor Swift no palco do VMA, produtores da premiação revelam segredos dos bastidores e o que motivou gesto de Beyoncé no final: “Duas artistas chorando”

Há mais coisas por trás daquele fatídico MTV VMAs de 2009 do que nós imaginamos. De acordo com a revista Billboard, a premiação em que Kanye West interrompeu Taylor Swift — e, com isso, iniciou uma verdadeira novela do pop na última década — guarda alguns segredos dos bastidores.

Uma das revelações mais surpreendentes é a de que a tentativa de Beyoncé de consertar a situação, ao chamar Taylor Swift para fazer seu discurso no palco, foi armada. Os produtores da cerimônia admitiram para a publicação que eles quebraram protocolo e informaram Bey, que estava visivelmente chateada, que ela era a vencedora do grande prêmio da noite. A atitude deles foi tomada para garantir que a cantora permanecesse até o final da premiação, após ela ter ficado abalada com o gesto do amigo Kanye.

Yo, Taylor… (Foto: Getty)

O ex-presidente da Viacom, Van Toffler, relembrou de como sugeriu para Beyoncé a ideia de “redenção” para o fim da cerimônia. A Queen B se sentiu muito mal pela jovem Taylor Swift — que, na época, tinha apenas 19 anos. “Eu fui para trás do palco, e lá estava Beyoncé e seu pai, e ela estava chorando. Ela ficou tipo: ‘Eu não sabia que isso ia acontecer, me sinto tão mal por ela’. E foi aí que comecei a ligar os pontos em minha cabeça, e talvez isso também tenha acontecido na cabeça dela, sobre, potencialmente, completar o arco naquela noite”, disse. E acrescentou: “Em algum ponto, eu informei a ela que ela provavelmente subiria no palco no final da cerimônia para um prêmio. E não seria legal se a Taylor subisse e tivesse seu momento na hora?”

Toffler deu a entender que não havia mais nada a fazer além disso. “Eu, normalmente, não diria nada, mas eu tinha duas artistas chorando”, revelou.

Beyoncé chamou Taylor para o palco, para que a cantora mais jovem pudesse fazer de forma correta seus agradecimentos. (Foto: Getty)

Outros membros da equipe da premiação compartilharam a estranha cadeia de eventos que levaram a um dos momentos mais icônicos do pop. Para começar, Kanye não devia estar perto do palco. O primeiro planejamento de onde cada artista sentaria tinha colocado o rapper 11 fileiras atrás, mas ele foi movido para a frente para haver mais closes de homens nas primeiras fileiras.

A revista ainda revelou as reações dos artistas presentes. Pink, por exemplo, foi tirar satisfações com Kanye no comercial e “comeu ele vivo” por arruinar o momento de uma artista jovem. Além disso, o rapper recebeu muitos olhares reprovadores ao longo da noite do público estrelado. O clima foi bastante tenso!

Relembre o caso

No MTV VMAs de 2009, Taylor Swift e Beyoncé concorriam na categoria “Melhor Vídeo Feminino”. No entanto, quando a voz de “You Belong With Me” ganhou, Kanye West subiu no palco para protestar contra a escolha do voto popular. “Ei, Taylor, estou muito feliz por você, mas Beyoncé tinha um dos melhores vídeos de todos os tempos”, afirmou o rapper, referindo-se ao hit “Single Ladies”. No palco, Taylor ficou arrasada e não conseguiu fazer seu discurso. Pouco tempo depois, Beyoncé acabou levando o troféu de “Vídeo do Ano”, e cedeu seu espaço para Taylor fazer os agradecimentos que não pôde anteriormente. Assista ao momento abaixo: