Acusada de xenofobia nas redes sociais, Miss EUA pede desculpa: “Eu nunca magoaria alguém deliberadamente”

Em tempos em que se discute muito a relevância dos concursos de beleza, a Miss Estados Unidos, Sarah Rose Summers, causou controvérsia nas redes sociais e foi acusada de xenofobia hoje (13) após ser filmada no Instagram Live fazendo comentários sobre a rival do Camboja. “A Miss Camboja está aqui e não fala inglês, e não há nenhuma outra pessoa que fale a sua língua. Você pode imaginar? A Francesca (Miss Austrália) disse que ela deve se sentir muito isolada. Mas eu acho que ela deve se sentir confusa o tempo todo“, declarou, fazendo caras e bocas. Em seguida, acrescentou de forma debochada: “Pobre Camboja!”

A Miss EUA continuou conversando sobre outras competidoras que não sabiam falar sua língua, como a Miss Vietnã, e sobrou até para a Miss Brasil, Mayra Dias, quando a Miss Colômbia comentou que esta também não tinha fluência no inglês. “Tudo bem, pois a Miss Portugal também estava presente e ambas poderiam conversar no próprio idioma”, disse Sarah na ocasião. Como diria Katy Perry, a própria “Regina George em pele de cordeiro”.

View this post on Instagram

Regina George, is that you? This is basically like the most dramatic reality show, but condensed into 1 minute lol. @sarahrosesummers hopefully will prove that ignorance will not win you a @missuniverse title…whatever that means these days. This is basically what normalized xenophobia looks like. If she’s trying to show empathy, the condescending, intolerant tone tells a different story. A reminder that you’re participating in a competition in a country/continent where English is NOT the primary language. Cc: @francesca.hung @valeriamoralesd @rern_sinat (Miss Cambodia) • #sarahrosesummers #rernsinat #valeriamorales #francescahung #missuniverse2018 #missuniverse #missworld #missusa #missaustralia #misscolombia #beautyqueen #beautypageant #pageant #pageantlife #missamerica #wiwt #ootd #realityshow #meangirls #reginageorge #gossip #catty #lol #wtf #dietprada

A post shared by Diet Prada ™ (@diet_prada) on

Depois de toda a polêmica, Sarah resolveu fazer um controle de danos rápido e se desculpou por seus comentários controversos. “O Miss Universo é uma oportunidade para mulheres ao redor do mundo aprenderem a respeito de culturas diferentes das suas, experiências de vida e pontos de vista. Todas nós viemos de origens diferentes e podemos crescer lado a lado”, escreveu na legenda de um post de Instagram. O texto foi acompanhado de uma foto de várias mulheres se abraçando. “Em um momento onde eu pretendia admirar a coragem de algumas das minhas irmãs, eu disse algo que agora percebo que podia ser recebido como falta de respeito, e eu peço desculpas”, justificou-se.

“Minha vida, amizades e carreira giram em torno de eu ser uma mulher empática e com compaixão. Eu nunca magoaria alguém deliberadamente”, a Miss Estados Unidos continuou. “Sou grata pelas oportunidades de conversar com Nat, Miss Camboja, e H’Hen, Miss Vietnã, diretamente sobre essa experiência. Esses são os momentos que mais importam para mim”.

A Miss Vietnã, H’Hen Niê, parece ter desculpado a colega, pois também fez um post no Instagram homenageando todas as concorrentes: “Todas nós fizemos um trabalho maravilhoso no palco esta noite! Durmam bem, e amanhã será um dia lindo, minhas garotas. Abraços e beijos. Nós somos uma família”. Resta saber o que as outras meninas que foram citadas na confusão toda acham disso! Em seu Instagram pessoal, Mayra Dias não falou nada a respeito do assunto, mas agradeceu ao apoio e carinho dos fãs. Olha toda a beleza da nossa Miss:

O ‘Miss Universo 2018’ acontece no próximo domingo (16), em Bangkok, na Tailândia, com transmissão às 22h, pela Band. Depois desse bapho todo, é capaz até da audiência subir! Será que a Miss Estados Unidos ainda tem chance de levar a coroa?