Não é muito comum vermos atores transexuais nas telonas por aí, né? Os artistas trans ainda não recebem muito espaço para atuarem em filmes produzidos em Hollywood e foi esse ponto que rendeu muitas críticas à estrela Scarlett Johansson. Nesta terça-feira (03) foi anunciado que a atriz assumiria o papel principal em ‘Rub & Tug’, que retrata a vida real de Dante “Tex” Gill (Jean Marie Gill), um homem transgênero que comandava uma máfia de casas de massagens na década de 70.
Após o anúncio, muitas pessoas se pronunciaram sobre os motivos de não escolherem transexuais para o papel. As atrizes Trace Lysette e Jamie Clayton, ambas transexuais que assumiram papéis importantes, também comentaram a polêmica. Trace é conhecida por ter interpretado Shea em ‘Tranparent’ e Jamie interpretou Nomi na série ‘Sense8’. Lysette foi ao Twitter para expressar sua indignação: “Eu não ficaria tão triste se eu estivesse na mesma sala que Jennifer Lawrence e Scarlett…, mas nós sabemos que isso não aconteceria. Uma bagunça”, disse se referindo a falta de espaço na indústria.
Por sua vez, Clayton tweetou: “Atores que são trans, são chamados apenas para audições de papéis trans, nem são considerados para outros papéis. ISSO É UM GRANDE PROBLEMA. A GENTE NEM PODE ENTRAR NA SALA. CONTRATEM ATORES QUE SÃO TRANS PARA PERSONAGENS NÃO TRANS. EU OS DESAFIO”. Essa não é a primeira vez que Scarlett é criticada por um personagem, em ‘A vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell’, ela foi escolhida para interpretar uma asiática e a equipe de produção do longa também recebeu críticas.