Hugo Gloss

Band toma atitude contra repórter que fez paródia de Xuxa em notícia sobre mortes, diz site

Band Reporter Xuxa Parodia

A Band dispensará o repórter que fez uma paródia de Xuxa para noticiar mortes. (Fotos: Reprodução/Divulgação/Band)

Diante de uma enorme polêmica, a Band tomou uma atitude quanto ao repórter Júnior Rocha. De acordo com o site TV Pop, a TV Tarobá, afiliada da emissora em Cascavel (PR), decidiu dispensar o jornalista. Rocha deu o que falar nesta quarta-feira (20), após fazer uma paródia de uma música de Xuxa para noticiar três mortes durante a edição regional do “Brasil Urgente”.

Segundo a publicação, a cena viral pegou mal no departamento de jornalismo da Band, o que teria pressionado a afiliada. Com isso, Júnior deve seguir prestando serviços para a TV Tarobá apenas até o final de julho. O repórter, então, cumprirá um período de aviso prévio, após um acordo com executivos do Grupo Muffato – empresa responsável pela emissora local. Entretanto, a notícia teria pegado Rocha de surpresa… Ele já havia passado em um concurso da Polícia Militar do Paraná, mas queria continuar atuando paralelamente na TV.

A atitude de Júnior Rocha no ar no “Brasil Urgente” teve uma repercussão negativa. (Foto: Reprodução/Band)

Além disso, a Band também deixou um alerta à equipe do “Brasil Urgente” regional. A emissora cobrou a afiliada de que o telejornal tenha uma linha editorial mais séria, para que fique ao nível da versão nacional do programa, assim como as franquias de outros formatos do canal que são transmitidos para o Brasil todo. A empresa alertou que a TV Tarobá guarde reportagens descontraídas ou com teor humorístico apenas para programas totalmente produzidos ali, como o jornal “Primeira Hora”.

Júnior não falou sobre sua saída da emissora, mas expôs várias mensagens de apoio que recebeu nas redes sociais. “Que o bem sempre triunfe sobre o mal. Viva a Polícia Militar! Obrigado a todos que enviaram mensagens, 99% são positivas. Isso mostra o quanto o brasileiro está farto da criminalidade. Não aguenta mais perder para ladrão”, escreveu ele em seu perfil no Instagram.

O repórter compartilhou as mensagens que recebeu. (Foto: Reprodução/Instagram)

Entenda o caso

Júnior Rocha, repórter do Brasil Urgente do Paraná (Band), chamou atenção na web nesta quarta-feira (20), após cantar uma paródia da música infantil “Cinco Patinhos”, de Xuxa Meneghel, em uma reportagem sobre três suspeitos de roubo que foram mortos em confronto com a polícia. O caso aconteceu na região de Foz do Iguaçu, no Paraná, e forçou a emissora a tomar medidas contra o jornalista.

Rocha deu início à matéria dizendo que a notícia era tão boa, tão maravilhosa, que “merecia uma música”. Ele então cantarolou: “Três bandidos foram assaltar uma residência aqui na fronteira, o Choque e a Rocam chegaram e pá pá pá, e os bandidos estão no inferno a queimar”. O repórter imitiu uma arma com a mão e, após concluir a paródia, continuou a reportagem em tom de piada, com direito a “risada de vilão” e o barulho de palmas enquanto celebrava o embate fatal entre a polícia e os suspeitos. “É para glorificar de pé. Palmas. Parabéns, Choque. Parabéns, Rocam. Os cavaleiros de aço da Polícia Militar do Estado do Paraná. O bem venceu o mal”, continuou ele, aos risos.

Por fim, Júnior comparou a morte dos suspeitos com a Covid-19, doença que já matou mais de 676 mil pessoas no Brasil. “Eles saíram para meter bronca, só não contavam que a PM já estava de olho. Tentaram a sorte, mas é claro, levaram o azar. Vamos supor que eles morreram de Covid, a variante 5569 mm. Agora o Satanás está recebendo os criminosos. Esses não assaltam mais!”, reforçou. Confira o vídeo:

Repercussão

A atitude de Rocha logo se tornou alvo de críticas, especialmente depois que a reportagem viralizou no Twitter. A emissora TV Tarobá, afiliada ao Grupo Bandeirantes no Paraná, também foi criticada. “Falta de profissionalismo da emissora e do programa jornalístico que se presta ao papel de noticiar alguma coisa de forma humorística e sensacionalista”, comentou um internauta. Outros usuários da plataforma lamentaram o fato de que a emissora contrate repórteres como Rocha, que ofendeu também a memória dos que morreram em decorrência da pandemia. “O mais grave não é a postura dele. Grave é uma emissora aceitar esse tipo de gente e tratar isso como profissional”, escreveu um perfil.

“A Band TV deveria escolher melhor seus repórteres”, apontou um terceiro, que fez questão de marcar a Band na publicação. “A família dos mortos pode (e deve) ajuizar indenização por danos morais decorrentes de ofensa à memória de pessoa já falecida. E o Ministério Público, se não prevaricasse, representaria a emissora ante o descumprimento das funções sociais que lhe incumbe”, destacou outro.

https://twitter.com/quadrosreturns/status/1549854139441635329?s=20&t=dCxiTZ_NtUTDHZCxl0gRTg

Emissora se pronuncia

Após a repercussão do caso, a TV Tarobá revelou, em nota à Folha de S. Paulo, que tomará as medidas contra o repórter Júnior Rocha. “A TV Tarobá manifesta que não concorda com qualquer tipo de apologia à violência e informa que irá tomar as providências necessárias ao caso”, disse o texto. A assessoria de imprensa do canal não soube especificar, no entanto, quais medidas seriam essas, e se uma demissão pode estar em curso.

Júnior, por sua vez, debochou da repercussão do caso em sua página no Instagram. No feed, o jornalista voltou a publicar a matéria com a música que criou e reforçou: “Foz do Iguaçu, CHOQUE e ROCAM enviaram mais três anjos para o colo de Satanás! Muito “triste”!”. Já nos Stories, ele ironizou: “Vou até acender uma vela”.

Na sequência, Rocha insistiu que não se arrepende do que fez. “Tem gente que não gostou muito. Talvez se eu estivesse do lado de bandidos e falando mal da nossa polícia (violenta, truculenta e opressora), iriam curtir. Nunca foi tão fácil escolher um lado! Viva à gloriosa PMPR! Que o bem sempre vença o mal!”, declarou.

Sair da versão mobile