Fotojet (33)

Caso Cid Moreira: Filhos do jornalista pedem guarda alternada para cuidar do pai; saiba detalhes

Novos desdobramentos… No final do mês passado, veio à tona a batalha judicial travada por Rodrigo Radenzev Simões Moreira e Roger Moreira, filhos do jornalista Cid Moreira, contra a madrasta, Fátima Sampaio. Os dois a acusam de maus-tratos contra o patriarca, e de ter se apropriado dos bens dele. Nesta terça-feira (10), os irmãos tomaram mais um passo para lidar com a situação, e pediram a guarda alternada do pai.

Em entrevista para a Rede Rio TV, o advogado dos herdeiros, Angelo Carbone, revelou qual a intenção de seus clientes com essa atitude. “O Roger e o Rodrigo não querem nada. O que eles querem é restituir o patrimônio do pai. E que ele tenha um bom final de vida com gente decente do lado dele”, garantiu. O profissional aproveitou para rebater as críticas do público contra os irmãos, alegando que eles estejam interessados apenas no dinheiro do jornalista. “Cid não morreu. Não estamos discutindo patrimônio nem inventário. Não estamos pedindo nada. Só estamos pedindo para tirar a guarda dela [Fátima] e passar para os filhos para eles cuidarem dele”, afirmou.

Até então, Roger e Rodrigo já entraram com um pedido de interdição do pai, e um inquérito foi aberto contra Fátima Sampaio. “Cada filho quer ficar com ele, pelo menos, 15 dias com carinho, amor e afeto. Seria uma guarda alternada. Se o juiz deferir a guarda para os filhos, eles têm que prestar conta dos valores. O juiz vai definir o valor que eles podem gastar com o idoso. A situação é diferente”, pontuou Carbone.

Continua depois da Publicidade

“A prestação de contas é séria, feita de três em três meses. Todos os bens que a gente conseguir recuperar vão ficar sob a guarda do Estado. Eles querem receber o pai em casa, na casa deles. Não estão pedindo nada. O que eles não querem é que a mulher continue comprando, vendendo ou fazendo transações para lavar dinheiro e deixar o idoso sem nada”, disse o advogado.

Assets Fotos 201 Fatima Bernardes Lulu Santos E Cid Moreira Celebram O Dia Dos Namorados No Altas Horas D8c4b88aa4d2
Filhos de Cid Moreira pediram pela interdição dele e pela prisão de Fátima Sampaio. (Foto: Divulgação/TV Globo)

O defensor também deu mais detalhes sobre os trâmites no inquérito contra Sampaio. “Já tinham mandado buscar ela duas vezes e não a localizaram. Ela costuma mudar [de endereço]. As pessoas vão ser levantadas, vai ter perícia, vão fazer a triagem do dinheiro, ver de onde o dinheiro da Globo veio, se veio de verdade, para quem foi passado e quem usou, se os contratos foram assinados por ele ou é falsificado”, encerrou.

Procurado pelo portal Notícias da TV, o defensor dos irmãos Moreira afirmou que o caso foi assumido pela 106ª Delegacia Policial, de Petrópolis, após o Ministério Público ter concluído que realmente é necessário fazer uma apuração detalhada.

Continua depois da Publicidade

Roger Moreira também fez um desabafo para a publicação. “Tem 15 anos que não tenho contato com Cid. Ela [Fátima] não permite que a gente fale com ele. Não conseguimos ir lá. Se eu e Rodrigo quisermos ir lá ver o nosso pai, é impossível. Não tem como. Não sabemos nem o endereço dele. E, recentemente, ela me bloqueou no Instagram”, disse. A reportagem procurou a assessoria do casal, mas foi alegado que só haverá algum novo posicionamento após a decisão da Justiça.

Entenda o caso

Rodrigo Radenzev Simões Moreira e Roger Moreira entraram com um pedido de interdição do pai, Cid Moreira, no final de julho, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. De acordo com eles, a madrasta, Fátima Sampaio, teria transferido os bens do jornalista para seu nome, apesar do regime de separação total de bens. Os irmãos alegam que o pai teria até sofrido maus-tratos, tendo de comer comida estragada, ficando sem remédios e sendo tratado “como se fosse uma criança levada”. Um inquérito foi aberto e eles pediram pela prisão provisória dela.

Cid Moreira Rodrigo Roger
Rodrigo e Roger, filhos de Cid Moreira, alegam que a esposa do pai estaria se aproveitando dele. (Fotos: Reprodução/Record TV)

Para os irmãos, Fátima estaria se aproveitando da “senilidade” de Cid, da própria idade e dos problemas de saúde dele para se apropriar de tudo. Eles a acusam de estelionato senil, apropriação indébita e formação de quadrilha por, supostamente, transferir os bens do marido para seus próprios familiares. “Ela se apropriou de seus salários, ganhos, direitos autorais, e não se tem notícia o que fez, mas sabe-se que com o idoso não está mais. Começou, então, a forçar a separação do pai para com os filhos com o argumento que um deles era gay e o convenceu a deserdar o filho”, pontuam os autos do processo.

Continua depois da Publicidade

Levando esses fatores em conta, os irmãos Moreira pedem que os bens de Fátima sejam bloqueados. A defesa dos herdeiros espera que a Justiça analise todas as posses de Cid e avalie tudo o que foi vendido ao longo do casamento. Para averiguar as suspeitas do caso, há até mesmo um pedido à TV Globo, solicitando que a emissora informe todos os pagamentos ao jornalista.

Cid Moreira Fatima Sampaio
Cid Moreira e Fátima Sampaio fizeram um vídeo para se defender das acusações dos filhos do jornalista. (Foto: Reprodução/Instagram)

Dias depois, Fátima e Cid divulgaram um vídeo no qual conversam sobre o assunto frente às câmeras, enquanto comem sentados à mesa. “Ih, amore mio, o negócio tá feio para mim lá fora, hein?”, iniciou ela. O locutor, de 93 anos, logo saiu em defesa da amada, dizendo que estaria no controle da situação e destacando seu amor pela mulher. “Não sei por quê. Você foi a minha escolhida e quem cuida de mim é você”, afirmou ele. “Claro, minha opinião é que sempre prevalece aqui. Não aceitaria viver com uma mulher se eu não tivesse essa autoridade”, acrescentou ainda.

Confira todos os detalhes da batalha judicial e entenda essa história, clicando aqui.