Chiara Ferragni é multada em 5,5 milhões por campanha beneficente falsa com ‘panetone’, e se manifesta; assista

Desde a repercussão, a influenciadora italiana virou alvo de uma nova investigação

Chiara Ferragni está enfrentando a maior polêmica da carreira. A influenciadora italiana foi multada em mais de um 1 milhão de euros (cerca de 5,5 milhões de reais na cotação atual) por “prática comercial incorreta”, depois que ela anunciou, em parceria com a Balocco – uma marca de pães e panetones -, a venda de produtos para fins de caridade. Ferragni é uma das maiores influenciadoras de moda do mundo, com quase 30 milhões de seguidores.

De acordo com a mídia local, Chiara e a Balocco criaram um pandoro (um panetone sem frutas) de edição limitada. Na época, a publicação dava a entender que a renda com a venda dos produtos seria doada para o Hospital Regina Margherita, em Turim. O valor arrecadado ultrapassou 1 milhão de euros.

Uma investigação das autoridades italianas, porém, apontou que a doação em questão já tinha sido feita pela Balocco meses antes da colaboração com Chiara. O valor doado foi de 50 mil euros. Desta forma, as vendas de panetones com o símbolo da influenciadora não tiveram qualquer reflexo no montante que foi doado à instituição.

A Autoridade Italiana de Concorrência e Garantia do Mercado (AGCOM), afirmou que as empresas Ferragni “deram a entender aos consumidores que, ao adquirirem o pandoro da Balocco com o nome da influenciadora, estariam a contribuir com doações para o Hospital Regina Margherita”, o que não aconteceu. Além de Chiara, a tradicional empresa de pães e panetones também deverá pagar 420 mil euros (mais de 2 milhões de reais) pela publicidade enganosa.

Chiara é a principal influenciadora de moda do país. (Foto: Getty)

Sem citar o nome de Chiara Ferragni diretamente, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, disse que “os influenciadores não são aqueles que ganham muito dinheiro vestindo roupas e bolsas ou promovendo panetones caros fazendo as pessoas acreditarem que a caridade será feita, mas cujo preço servirá apenas para pagar cachês milionários”. O discurso foi feito no domingo (17), no último dia do evento do partido “Irmãos de Itália”.

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Já nesta segunda-feira (18), em vídeo publicado no Instagram, Chiara pediu desculpas ao fãs, mencionando um “erro de comunicação”. “Sempre tive a convicção de que quem tem mais sorte tem a responsabilidade moral de fazer o bem. É isso que quero fazer agora: pedir desculpas. Vou devolver 1 milhão de euros ao Regina Margherita para o cuidado das crianças. Cometi um erro de comunicação. Um erro que guardarei no futuro, separando completamente qualquer atividade beneficente, que sempre fiz e continuarei a fazer, das atividades comerciais”, disse.

Além de anunciar que pretende doar 1 milhão de euros para o hospital, ela confirmou que vai recorrer da decisão da AGCM. “A multa é desproporcional e injusta. Nos próximos dias, falarei com o Rainha Margaret para entender como o hospital usará o dinheiro doado por mim e darei novidades. O meu erro permanece, mas quero ter a certeza de que algo positivo possa nascer desse erro”, concluiu.

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O rapper italiano Fedez, marido da influenciadora, também saiu em defesa da esposa, mencionando casos de corrupção no governo italiano e marcando o Instagram da primeira-ministra nos vídeos. “Querida primeira-ministra Giorgia Meloni, já que devemos desconfiar das pessoas, você sabe se os membros do seu governo, mesmo alguns sob investigação por crimes graves e outros que fazem os trens pararem como se fossem táxis, quando cometem um erro pedem desculpas e pagam do próprio bolso? Me avise”, questionou.

Fedez e Chiara Ferragni (Foto Pierrick Rocher/BFA.com/Shutterstock)

A partir da denúncia, internautas resgataram uma campanha de Páscoa feita por Chiara Ferragni alguns anos atrás. Na ocasião, ela lançou produtos com a empresa Dolci Preziosi, afirmando que a renda seria doada para a instituição I Bambini delle Fate – que auxilia na inclusão de crianças e jovens carentes.

Nesta terça-feira (19), ela se tornou alvo de uma nova acusação. Segundo a jornalista Selvaggia Lucarelli, do jornal “Fatto Quotidiano”, Ferragni fez uma campanha de Páscoa em 2021 e 2022 que lhe rendeu dois cachês de 500 mil e 700 mil euros, sendo que a quantia doada foi de apenas 12 mil e 24 mil euros, respectivamente. De acordo com a jornalista, as postagens antigas “desapareceram rapidamente” do Instagram da influencer depois que ela pediu detalhes sobre o tema.

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