Em post sobre Rafa Kalimann, Pedro Scooby faz comentário criticando pessoas que ajudam África apenas para impressionar, e é detonado na web; Surfista se retrata: “Não foi pra ela”

Pedro Scooby acabou se envolvendo em uma nova polêmica neste domingo (29). O surfista criticou as pessoas que iam fazer trabalhos voluntários na África “só porque a foto fica bonita”, em uma publicação que falava justamente sobre a ajuda de Rafa Kalimann, do “BBB 20”, no país. O comentário logo foi interpretado como uma crítica para a influencer e Scooby precisou se retratar, alegando que foi uma crítica geral.

Em uma foto do Leo Dias, que questionava os “benefícios” da “caridade na África” para Kalimann, Pedro comentou: “Tenho nada contra ajudar, só acho louco atravessar o oceano para ajudar, sendo que tem tanta gente morrendo de fome no Brasil! Se ajuda aqui e ajuda lá também tudo bem, mas tem gente que não ajuda ninguém por aqui e atravessa o oceano só porque lá a foto fica mais bonita. E outra coisa, quero ver ajudar, mas ajudar mesmo, colocar a mão na massa”.

Em outro comentário, ele acrescentou: “Se ela ajuda lá, mas ajuda aqui, ótimo! Tá fazendo! O que é foda é que tem gente que vai lá na África, faz foto como se fosse um safári e chega aqui, não ajuda a comunidade do lado de casa, não para pra dar uma água ou uma comida pra moleque no sinal! Sendo que no Brasil temos sim lugar onde as pessoas ainda morrem de fome, não têm acesso ao SUS, não tem água! Mas se faz e faz de coração, tá tudo certo também”.

Comentários de Scooby na publicação (Foto: Reprodução/Instagram)

Logo, muitos fãs saíram em defesa de Rafa, alegando que o trabalho dela na África acontece há muitos anos e que ela ajuda instituições de caridade no Brasil também, enquanto criticavam o surfista. “Eu não aguento mais toda esse falta de informação. A Rafa não ajuda apenas países da África, ela também tem projetos direcionados a comunidades e a hospitais de câncer aqui do Brasil. Sobre a fala do Pedro Scooby, o cara deixa de ajudar os filhos, não tinha nem que falar nada”, declarou uma mulher.

“Há 7 anos, Rafa é missionária na África, trabalha para ajudar comunidades africanas, atuando em regiões de extrema pobreza. No Brasil, ela têm vários projetos, e é madrinha do Hospital do Câncer de Goiás. Faça melhor, ou procure saber mais”, respondeu um usuário do Twitter. “Já acordei lendo que o Pedro Scooby está criticando a Rafa Kalimann, falando que ela foi pra África pra aparecer. Bom, primeiro acredito que ele precise pagar a pensão dos filhos deles. Depois a crítica”, completou outro, referindo-se a uma recente briga dele com a ex-esposa, Luana Piovani.

Após as críticas, Scooby decidiu se pronunciar sobre o caso. Através dos Stories, ele afirmou que estava fazendo um comentário geral sobre algumas pessoas, não especificamente sobre Kalimann. “Eu fiz um comentário numa foto postada de uma menina e depois que eu vi que era do BBB, a Rafa. Eu não fiz um comentário falando dela, só pra deixar bem explicado, eu fiz um comentário falando do geral”, declarou ele.

Em seguida, Pedro explicou seu ponto de vista. “Era [um post com] uma crítica falando que as pessoas usam ações sociais pra crescer. Aí eu falei que só achava errado as pessoas que iam pra África pra tirar foto e ponto final. Mas que se as pessoas faziam lá, faziam aqui ou se faziam de coração tava tudo certo”, pontuou.

“Então não foi uma crítica a ela, foi uma crítica a pessoas que fazem só para aparecer. Eu só sou contra quem vai pra fazer foto, mas se ajuda de coração, tá lindo. É o que importa”, afirmou ele, acrescentando que tinha se informado sobre Kalimann depois. “Inclusive eu fui lá no Instagram da Rafa e ela ajuda vários projetos, no Brasil e na África, e parabéns. Isso foi uma crítica a quem não faz. Se ela faz, parabéns”, completou.

Para finalizar, Scooby reforçou novamente sua intenção. “Então, galera, é isso. Eu vi ali que a Rafa faz várias coisas incríveis. Minha crítica foi no geral, a pessoas, não a ela, que fazem pra crescer uma imagem ou pra tirar uma foto bonita. Eu fico feliz que existam pessoas que ajudam de coração, aqui, na África, onde seja, acho que o que vale é ajudar”, afirmou.

“Desculpa se alguém, de alguma forma, entendeu errado o que eu falei. Eu tenho a humildade de chegar aqui e pedir desculpa se eu magoei alguém com isso e se entenderam errado. Não foi a mensagem que eu quis passar”, finalizou o surfista.