Britney Spears

Free Britney: SIM! Tutela de Britney Spears chega oficialmente ao fim após quase 14 anos; saiba detalhes

ELA CONSEGUIU, MEU POVO! Após 13 anos tendo sua vida pessoal e profissional sendo controlada, nesta sexta-feira (12), Britney Spears conseguiu colocar um fim na tutela. Durante a audiência no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, a juíza Brenda Penny deu o veredito de que a medida tomada tempos atrás, num período em que a cantora enfrentava problemas com vícios e outras questões, já não era mais necessária atualmente. “A partir de hoje, a tutela de Britney Jean Spears, da pessoa e seus bens, está encerrada”, disse a magistrada sessão.

Ainda existia a possibilidade da estrela ser obrigada a passar por uma avaliação médica para que a decisão fosse tomada, mas todas as partes concluíram que isso não era necessário. O advogado de Britney, Matthew Rosengart, falou brevemente com a imprensa sobre a vitória. “O que vem por aí para Britney depende de uma pessoa — e esta é a primeira vez que podemos dizer isso em uma década. Depende de Britney. Britney, a partir de hoje, é uma mulher livre. Agradeço a ela por sua coragem, postura e poder, e por nosso relacionamento”, declarou.

Há muito tempo os fãs da estrela criaram o movimento “Free Britney“, justamente por perceberem que a princesinha do pop não possuía as rédeas de sua vida. O grande responsável por isso foi o pai da estrela, Jamie Spears, que era o tutor principal, tendo controle absoluto sobre o dinheiro da filha, seus compromissos profissionais e até mesmo decisões pessoais.

Continua depois da Publicidade

O ano de 2021 foi um divisor de águas na história. Pela primeira vez, Britney Spears quebrou o silêncio e foi ouvida nos tribunais em uma das audiências que exigiam o fim da tutela. A cantora desabafou sobre os diversos horrores que vivenciou nos últimos anos, comparando sua situação com as de vítimas de tráfico sexual. A artista acrescentou ainda na ocasião que foi proibida de se casar e ter filhos. Profissionalmente, ela relatou que era obrigada a fazer shows doentes, detalhe que foi resgatado pelos admiradores da cantora em vídeos antigos.

Neide2
Jamie Spears deixou tutela em setembro. Foto: Reprodução

“Então, basicamente, essa tutela está me fazendo mais mal que bem. Eu mereço ter uma vida. Trabalhei a minha vida inteira. Eu mereço ter uma pausa de dois ou três anos e fazer o que quiser. Eu gostaria ficar ao telefone com vocês para sempre. Porque na hora em que saio do telefone eu só ouço ‘não, não, não’. Estou cansada de me sentir sozinha. Eu mereço ter os mesmos direitos que todas as outras pessoas têm. Ter um filho, uma família, qualquer uma dessas coisas, e muito mais”, declarou Britney em um trecho de seu primeiro depoimento.

Outro capítulo que foi decisivo na batalha foi a contratação do advogado Mathew Rosengart, o primeiro profissional que realmente defendia os interesses da cantora, já que foi contratado diretamente por ela, sem interferência de seu pai. “A Sra. Spears fez saber seu desejo sobre o fim da tutela que ela sofreu por tanto tempo e ela pediu a este Tribunal para ‘deixá-la ter sua vida de volta’, sem uma avaliação (médica), recentemente comparecendo a duas audiências no Tribunal e pedindo diretamente para acabar com a tutela. É respeitosamente apresentado, com o consentimento de todas as partes, que chegou a hora”, pressionou o profissional no mês passado.

Protestos Free Britney
As condições bizarras nas quais Britney Spears era mantida fizeram com que os fãs criassem o movimento “Free Britney”, com protestos pedindo que ela fique livre das garras de sua tutela. (Foto: Getty)

No final de setembro, sob acusações de tentativa de extorsão, Jamie Spears formalizou o pedido para deixar o cargo de tutor. “Jamie ama e apoia incondicionalmente sua filha. Ponto final. Como ele fez por toda a vida dela, Jamie fará tudo o que puder para protegê-la e cuidar dela. Nos últimos 13 anos, isso incluiu servir como seu conservador. Agora, significa acabar com a tutela dela”, alegaram os advogados do patriarca nos documentos oficiais.

Continua depois da Publicidade

Mas essa grande vitória parece ser só o começo… Como disse anteriormente, Rosengart quer que a justiça seja feita por conta de todos os abusos que sua cliente sofreu em todos esses anos, e por isso, os responsáveis devem pagar. “Parece que o Sr. Spears acredita que ele pode tentar evitar a prestação de contas e a justiça, incluindo sentar-se para um depoimento juramentado e responder às descobertas feitas sob juramento, mas conforme avaliamos sua petição — que foi enviada indevidamente à mídia antes de ser apresentada por um advogado — nossa investigação continuará”, disse o advogado quando Jamie Spears protocolou os documentos para deixar a tutela repentinamente.

Cantora agradeceu aos fãs

No Instagram, a estrela compartilhou um vídeo de seus fãs celebrando em frente ao Tribunal de Los Angeles o fim de sua tutela. Ela escreveu: “Meu Deus, eu amo tanto meus fãs que é uma loucura!!! Acho que vou chorar o resto do dia!!!! Melhor dia de todos… Louvado seja o Senhor… Posso ouvir um amém? #FreedBritney”.