Durante um comício na porta de um escritório do Senado no Departamento de Justiça norte-americano, na última quinta-feira, 28, a atriz Susan Sarandon e centenas de mulheres levantaram cartazes escritos “I DoCare” (eu me importo), fazendo uma referência à polêmica jaqueta usada por Melanie Trump durante uma visita ao centro que abriga filhos de imigrantes ilegais separados dos pais. A manifestação resultou na prisão da estrela de Hollywood e outras 575 mulheres.
Aaaand @SusanSarandon is here. #WomenDisobey #immigration #dc pic.twitter.com/nIgVeo6o4r
— Marissa J. Lang (@Marissa_Jae) 28 de junho de 2018
De acordo com o jornal “The Guardian”, elas também protestavam contra a política de tolerância zero a imigrantes ilegais e pediam o fim dos campos de imigração compostos por jaulas, banheiros químicos e luzes acesas interruptamente. Susan usou sua conta oficial Twitter para comentar a situação e confirmar a prisão: “Presa. Mantenha-se forte. Continue lutando”.
Arrested. Stay strong. Keep fighting. #WomenDisobey
— Susan Sarandon (@SusanSarandon) 28 de junho de 2018
O protesto ocorreu após o governo prometer processar todos os adultos que atravessarem a fronteira ilegalmente. A política de separar crianças imigrantes dos pais foi alvo de críticas em todo o mundo, por isso o presidente assinou uma ordem para acabar com a medida e agora Washington está tentando manter as famílias detidas juntas enquanto os
pais aguardam julgamento.
*com colaboração de Nathalia Duarte