Vanessa da Mata dá “dica” de economia financeira e é criticada na web: “Analogia rasa”; Após polêmica, cantora se pronuncia e admite: “Post infeliz”; confira

A cantora Vanessa da Mata se envolveu em uma polêmica nesta sexta-feira (22), ao tentar dar uma “dica” sobre economia financeira e receber duras críticas dos internautas por conta de seu conselho. Para justificar o ocorrido, a artista gravou um vídeo contando o contexto de sua publicação e alegando que escreveu de forma “espontânea, sem ler com atenção”.

Em sua conta pessoal no Twitter, Vanessa falou para os seguidores sobre a importância de fazer uma poupança pessoal, independentemente do valor do seu salário. “Não importa o quanto você ganha, 30% você guarda! Não é salgadinho, nem cerveja, nem churrasco ou o que quer que seja, que possa tirar sua poupança”, publicou. “Nós, brasileiros, não sabemos fazer gestão familiar e agora muitos estão sofrendo o que seria uma troca maravilhosa de churrasco para dias de tranquilidade”, escreveu em outro compartilhamento.

Foto: Reprodução/Twitter

No terceiro tuíte, a artista ponderou o tom do seu discurso e acrescentou que fazer a poupança não é uma possibilidade para todos no país. “Isso é para quem ganha uma quantia que dá para guardar, claro. E para os que usam a grana no final de semana com outras coisas! Se sobra para o churrasco e cerveja, sobra para guardar!”, falou.

Foto: Reprodução/Twitter

Porém, os posts não pegaram bem com os internautas. Muitos criticaram Vanessa da Mata por não levar em consideração o salário das pessoas, enquanto outras acharam ruim ela sugerir que se abra mão de momentos de lazer. “E se a pessoa QUISER gastar com um churrasquinho, porque isso deixa ela feliz?! É união da família, momento de descontração, alegria. Desculpa, mas coisas que nos fazem bem NÃO são desnecessárias. Agora tem que ser pobre, f*dido e triste?”, escreveu a repórter Amanda Audi.

A influenciadora digital Nath Finanças também respondeu às publicações da artista. “No meio de uma pandemia, pessoas perdendo emprego e a senhora faz uma analogia rasa sobre ‘guardar 30%’. É muito mais complicado para quem não é Vanessa da Mata. As pessoas sustentam a casa com menos de um salário mínimo no Brasil. A realidade é mais do que viver em condomínio”, argumentou. Confira as principais reações:

Em resposta, Vanessa da Mata explicou que a postagem foi motivada por uma história pessoal que ela vivenciou. “O que aconteceu mais cedo, foi que falei com um amigo, que sempre pedi que economizasse ao invés de fazer festas, churrasco ou beber tanta cerveja no final de semana. Ele hoje concordou e disse que os amigos que iam beber às custas dele, não apareciam agora para ajudar!”, publicou.

“Resolvi passar essa informação adiante para todos, sem exceção, sem explicar melhor a fala, como se estivesse generalizando sem querer, mas do meu jeito muitas vezes espontâneo, sem ler com atenção! Essa informação não é para todos!”, garantiu.

Ainda, a artista publicou uma filmagem com pouco mais de um minuto, falando mais sobre o caso. “Mais cedo eu fiz um post infeliz, colocando a minha vida pessoal como exemplo para todo mundo, e a gente não deve fazer isso. Cada um tem sua história, sua construção, individualidade, e isso muda tudo”, falou. A voz de “Não Me Deixe Só” finalizou dizendo que iria estudar mais sobre o assunto e abrir uma discussão profunda, que possa ajudar quem procura dicas sobre gestão financeira.