Ontem (6), em cerimônia celebrada pelo American Film Institute, muitas estrelas do mundo do entretenimento se uniram para honrar o trabalho de diversos artistas da indústria, como o astro Denzel Washington, que recebeu um prêmio por todo o trabalho que fez ao longo da carreira, o “Life Achievement Award”. Outra artista a receber uma honraria — a “AFI’s Franklin J. Schaffner Alumni Medal” — foi a diretora Melina Matsoukas. Na ocasião, quem introduziu Melina ao público presente foi ninguém menos do que Beyoncé, sua amiga e colaboradora de anos!
“Após uma década de colaboração com a Melina, nós nos tornamos uma família”, disse a diva após subir no palco. Melina foi a diretora de um dos vídeos mais aclamados de Beyoncé, o da música “Formation”. “Em 2005, ela conseguiu filmar cinco vídeos comigo em três dias, criando belas imagens sem quase nenhum orçamento. Nós evoluímos muito desde aqueles tempos”, afirmou. Ah, a gente sabe!
https://www.instagram.com/p/ByZJlSvFE4T/
Beyoncé observou como Melina tinha passado de dirigir videoclipes para Rihanna, Lady Gaga e Katy Perry, a séries de TV. A diretora é responsável por um dos episódios mais aclamados de “Master of None”, o do Dia de Ação de Graças com a atriz Lena Waithe, além de ter comandado vários episódios da série “Insecure”. Recentemente, Melina decidiu se aventurar no cinema também; em breve, ela lançará seu filme “Queen & Slim”. A voz de “Sorry” exaltou o trabalho da diretora, afirmando que ela faz “histórias instigantes, dramáticas, divertidas e reais”. Beyoncé também disse que Melina é um grande exemplo: “Ela está segurando um espelho para pessoas que parecem como você e eu, para que nós vejamos a nós mesmos, dizendo: ‘Você é lindo e as suas histórias importam”.
A estrela ainda acrescentou que, por ser uma mulher negra, resignação não está no vocabulário da diretora. “Ela permanece autêntica às próprias raizes, à feminilidade em uma indústria dominada por homens. Seu ímpeto, visão, senso estético e modo de contar histórias são corajosamente sem remorso”, disse.
Beyoncé is in the house, at the AFI tribute to Denzel Washington, first presenter, of the Franklin Schaffner award to her video director Melina Matsoukas who went on to Issa Rae’s Insecure and the upcoming movie Queen & Slim. pic.twitter.com/VlVECKIqLR
— Anne Thompson (@akstanwyck) June 7, 2019
Na platéia, a pessoa mais surpresa com o discurso era a própria Melina. Em choque, ela confessou: “Eu mandei mensagem [para Beyoncé] dias atrás e ela não me respondeu”. Em seguida, a artista disse que seus primeiros passos na direção foram ao lado de Beyoncé. “Ela realmente me inspira. Ela me ensinou a como trabalhar, como sonhar, e como conquistar. E, o mais importante como artista, como controlar minha própria narrativa. Sem ela, eu não sou a mesma voz, e não sou a mesma criadora”, revelou.
Melina recebeu o mesmo prêmio que artistas como David Lynch, Patty Jenkins e Rachel Morrison já ganharam no passado. Que honra!