Caso Naya Rivera: Autoridades descartam hipótese de suicídio após depoimento do filho da atriz; Ex-marido e familiares da estrela se desesperam à margem do lago em cena desoladora

Meu Deus, que angústia… As buscas pela atriz Naya Rivera, desaparecida no lago Piru, na Califórnia, desde a quarta-feira (8), seguem a todo vapor. Enquanto os familiares da estrela de “Glee” protagonizam cenas de partir o coração no local, as autoridades norte-americanas descartaram a hipótese de suicídio. O filho da artista, de apenas 4 anos, que estava com a mãe no barco, é a única testemunha do caso e revelou ter visto a mãe “afundar” na água.

Em entrevista para a revista People, o sargento Kevin Donoghue, que coordena as buscas, revelou que não há qualquer indício para acreditar que Naya tenha se suicidado. “Entrevistamos o filho dela e concluímos não há nada que sugerisse que isso era suicídio. Tudo o que investigamos até agora leva a crer que seja algum tipo de acidente de lazer na água”, explicou.

Apesar dessa primeira conclusão, o oficial admitiu que o caso ainda deixa muitas dúvidas no ar. “Dizer definitivamente o que realmente aconteceu, não conseguimos dizer. Nós simplesmente não sabemos, é um mistério. Ainda estamos investigando, pesquisando. Estamos tentando descobrir pistas à medida que avançamos. Mas até agora, realmente não temos muitas informações para adivinhar o que poderia ter acontecido”, confessou.

Última publicação de Naya no Instagram foi na terça (7), junto com o filho. “Apenas nós dois”, diz a legenda. Foto: Reprodução/Instagram

Donoghue explicou que os relatos de Josey Hollis, filho da atriz que foi encontrado sozinho no barco, são as principais pistas para entender o que aconteceu. O garotinho, por sua vez, não soube explicar muitas coisas. “Ele viu a mãe dele desaparecer debaixo d’água. Então estamos muito convencidos que ela está dentro do lago e que em algum momento conseguiremos encontrá-la”, torceu o sargento.

Kevin ainda acrescentou que não está claro se Josey subiu novamente no barco sozinho ou se Naya Rivera o ajudou a voltar. “O fato que sabemos é que ela estava na água. Não sei se ela o ajudou a voltar no barco. Isso eu não sei”, falou.

Naya Rivera conquistou reconhecimento no mundo todo pela sua personagem Santana, da série “Glee”. Foto: Reprodução/Instagram

Os principais desafios do resgate

O sargento contou que sua equipe tem usado todos os recursos possíveis para encontrar o corpo de Naya Rivera, como helicópteros e cães farejadores. Um sonar está sendo utilizado para fazer uma varredura no fundo do lago, porém as condições do local têm impossibilitado o desempenho esperado do equipamento.

“As condições não são como se estivéssemos no oceano, onde você pode ter alguns lugares realmente limpos e com água limpa. Nos lagos, geralmente quanto mais perto você fica do fundo dele, menos visível ele é. Então, se o corpo dela está no fundo do lago, provavelmente está preso em algum lugar onde não há visibilidade”, disse.

Em entrevista para a Variety, o capitão do xerife do condado de Ventura, Eric Buschow, reforçou mais uma vez o pedido para que fãs e familiares não se dirijam ao lago Piru com a intenção de ajudar nas buscas. “Está opressivamente quente, o clima. É muito íngreme, muito acidentado o terreno. Eles são bem-intencionados em querer ajudar, mas até os profissionais de busca estão sofrendo com desidratação e exaustão pelo calor”, revelou.

Ele reforçou que não existe qualquer indício de que Naya Rivera tenha conseguido sair do lago, e estar refugiada em algum local. Ainda no primeiro dia de busca, toda a área em torno do lago, como construções, cabanas, etc, foram revistadas. “Não há evidências de que ela tenha chegado à terra. É duvidoso que ela chegasse à praia, e caso tivesse conseguido, teria sido vista”, comentou.

O lago Piru foi fechado para qualquer pessoa que não faça parte da imprensa credenciada ou esteja nas equipes de busca. Eric Buschow também adiantou que as varreduras de sonar do lago serão concluídas neste domingo (12), e a busca continuará no dia-a-dia, embora “não com a mesma intensidade”.

Familiares desesperados

Se para o público esta tragédia ainda é difícil de ser digerida, para os amigos e familiares, a situação é ainda mais insuportável. No sábado (11), a produtora da ABC, Anastasia Williams, divulgou uma foto da mãe e do irmão de Naya Rivera no lago Piru. Na imagem devastadora, Yolanda se ajoelha no deque e estende os braços, como se fizesse uma oração. Mais cedo, a dupla chegou a acompanhar as buscas de barco com os investigadores.

O ator Ryan Dorsey, ex-marido de Naya e pai de Josey Hollis, também esteve no local completamente desolado. Registros dos paparazzi mostram o artista chorando próximo da água. O pai de Naya, George Rivera, protagonizou um momento ainda mais triste. Ao se aproximar do lago junto do filho, ele parece se desesperar: sai correndo em direção à água e lava o rosto diversas vezes.

Colega de elenco se oferece para ajudar nas buscas

A atriz Heather Morris, que interpretou Brittany na série “Glee” e foi par romântico de Naya no programa, se ofereceu para ajudar as equipes de resgate no lago Piru. No Twitter, ela respondeu uma postagem do Gabinete do Xerife do Condado de Ventura sobre a investigação.

Meu nome é Heather Morris, sou amiga íntima e colega de trabalho de Naya, e estou tentando realizar uma missão de busca e resgate a pé, junto com um pequeno grupo de amigos no lago Piru. Entendo que sua equipe está fazendo TUDO em seu poder, mas estamos nos sentindo impotentes. Queremos ajudar de qualquer maneira. Hoje deixei uma mensagem com o departamento de resgate e ligo novamente amanhã. Obrigada”, compartilhou. Em seu Instagram, a atriz já havia publicado uma foto do céu junto da hashtag #TragamNayaParaCasa.

View this post on Instagram

#bringnayahome

A post shared by Heather Morris (@heatherrelizabethh) on

Heather Morris se ofereceu para iniciar uma busca por Naya Rivera por conta própria. Foto: Reprodução/Twitter
Heather Morris interpretou Brittany em “Glee”, par romântico de Santana, personagem de Naya Rivera. Foto: Reprodução/Instagram

Entenda o caso

A atriz de “Glee”, Naya Rivera, de 33 anos, é dada como desaparecida desde a noite de quarta-feira (8). A interprete de Santana Lopez sumiu após um passeio de barco no Lago Piru, Califórnia, com o filho de 4 anos, Josey Hollis. A criança já está sob cuidado dos demais familiares.

À imprensa, o xerife do condado de Ventura, Eric Buschow, informou que oficiais estão em busca de uma “possível vítima de afogamento”. A equipe policial atendeu a um chamado de um velejador, que disse ter visto um garoto dormindo num barco, desacompanhado de adultos.

Josey foi encontrado vestindo seu colete salva-vidas, e explicou à polícia que foi nadar com sua mãe, mas que ela nunca retornou. Ainda na embarcação, foram encontrados pertences de Rivera, como uma bolsa com documentos, e um colete salva-vidas de tamanho adulto.

Segundo um comunicado emitido pela polícia de Fillmore, Naya também foi procurada por volta das 16h38 (horário local) por trabalhadores da marina, que estranharam o atraso na devolução do barco locado às 13h, por um período de no máximo três horas.

Contando com ajuda de helicópteros, drones, embarcações e equipes de mergulho, as buscas aconteceram ao longo da tarde, e foram suspensas por volta das 23h, ao anoitecer. A investigação prosseguiram ao amanhecer de quinta-feira (9), na região, segundo publicação feita na conta oficial do Twitter da polícia de Ventura.

Em entrevista à CBS, o xerife Buschow explicou os motivos da pausa durante a procura. “Há muitos desafios em um reservatório desse tamanho, às vezes por conta da visibilidade. Ainda não tenho detalhes sobre a profundidade da área onde o barco foi encontrado ou quais condições eles encontram por aí”. A emissora afirmou ainda que o carro de Naya foi encontrado estacionado próximo ao local de aluguel de barcos.

A última atualização nas redes sociais de Naya foi feita na terça-feira (7). A atriz publicou uma foto dando um beijo no filho, e escreveu na legenda: “Só nós dois”. Desde o desaparecimento, colegas de profissão de Rivera demonstraram preocupação e pediram pelas orações dos fãs em publicações emocionantes. Confira clicando aqui.