Indenização milionária! Ed Sheeran é processado por suposto plágio em “Thinking Out Loud”

Vixiii, o muso Ed Sheran virou alvo de uma denúncia de plágio por conta de seu smash hit “Thinking Out Loud”, lançado no álbum “X” em 2014. Segundo o TMZ, o astro britânico está sendo processado segundo uma acusação de que ele teria plagiado um clássico de Marvin Gaye.

De acordo com os documentos da ação judicial, a empresa chamada Structured Asset Sales, dona dos direitos autorais de Gaye, alegou que a música de Sheeran é uma cópia de “Let’s Get it On”, faixa lançada pelo saudoso cantor em 1973.

A acusação afirma que “Thinking Out Loud” tem a mesma melodia, ritmos, harmonias, bateria, elementos de baixo, backing vocals e repetição que “Let’s Get it On”. Compare as duas músicas:

A canção de Gaye foi co-escrita por Edward Townsend, que faleceu em 2003. Segundo TMZ, a empresa comprou um terço dos direitos autorais de “Let’s Get It On” e pediu uma indenização de US$ 100 milhões (cerca de 370 milhões de reais), com o argumento de que o single de Ed Sheeran e o álbum “X” venderam mais de 15 milhões de cópias, e que a música já foi reproduzida mais de 1 bilhão de vezes no YouTube.

Com “Thinking Out Loud”, Ed alcançou a 2ª posição na Billboard Hot 100 e recebeu indicações ao Grammy 2016, maior premiação da indústria fonográfica, em categorias como Gravação do Ano, Melhor Performance Solo de Pop e Música do Ano.

O TMZ informou também que Sheeran já havia sido processado anteriormente pelos herdeiros de Townsend e que ainda não se sabe se a família de Gaye irá processar o astro britânico.