O astro Will.I.Am foi uma das celebridades que se manifestaram sobre o recente comentário de Kanye West de que o período de escravidão dos negros foi uma “escolha”. Sim, minha gente, em participação no TMZ Live nesta terça-feira (1º), o rapper afirmou: “Quando você ouve sobre a escravidão por 400 anos… Por 400 anos?! Isso soa como uma escolha“.
O líder do Black Eyed Peas participou do “Good Morning Britain” nesta quarta (02) e foi questionado sobre a declaração do marido de Kim Kardashian. “Isso partiu meu coração, porque pensei em minha avó, que nasceu em 1920, e em sua conexão com a mãe que a criou, que nasceu no final do século XIX. E a avó da minha avó, que era escrava. E quando você é um escravo, você pertence a alguém. Você não escolhe ter um dono. Quando você é um escravo, você é privado de educação. Isso não é escolha, isso é com uso de força“.
“Eu entendo a necessidade de ter pensamentos livres, mas se seus comentários não têm embasamento, isso machuca pessoas que estão em condições em que não há escolha. (…) Essa declaração foi uma das mais ignorantes que qualquer um que veio da comunidade poderia dizer sobre seus ancestrais, que a escravidão é uma escolha. Tipo, do que você está falando?“, acrescentou Will.I.Am.
O produtor musical também afirmou que esse não era o Kanye que ele conhecia. “Para mim, é uma pessoa diferente que está dizendo isso, e espero que não seja para chamar atenção para que você possa vender um disco e alguns tênis, porque isso seria a pior coisa a fazer, tocar numa situação delicada e se beneficiar com ela. Então eu encorajo você, se você realmente acredita nisso, dê seus tênis de graça, dê o seu álbum de graça. E eu não gosto de ir contra a minha comunidade, mas isso é prejudicial“.
Após a repercussão, o rapper rapidamente pediu desculpas e tentou explicar seus comentários no Twitter. “Para esclarecer. É claro que sei que os escravos não foram algemados e colocados em um barco por livre arbítrio. Meu ponto é que, para nós termos permanecido nessa posição mesmo estando em maior número, significa que fomos escravizados mentalmente. A razão pela qual eu levantei os 400 anos é porque não podemos ser mentalmente presos por mais 400 anos. Precisamos de pensamentos livres agora. Até mesmo a declaração foi um exemplo de pensamento livre. Foi apenas uma ideia. E mais uma vez estou sendo atacado por apresentar novas ideias“, escreveu ele em tweets que já foram apagados.
Nesta terça (1º) o rapper também divulgou um entrevista em que falou sobre seu colapso emocional em 2016, sua rixa com Taylor Swift, sua relação com Jay-Z e muito mais. Clica aqui pra ler.
[Via People]