Celso Portiolli revela a real vontade de Silvio Santos para quem deve sucedê-lo no SBT; assista

Ao vivo no SBT, o apresentador falou sobre fala de Silvio nos anos 1990 e planos dele para futuro da emissora

Neste domingo (18), Celso Portiolli falou sobre a relação com Silvio Santos e a fama de que seria o sucessor do homem do baú no SBT. O assunto veio à tona em meio às homenagens ao apresentador, que faleceu no sábado (17), aos 93 anos.

Portiolli entrevistava Ronnie Von por chamada por vídeo, quando o artista o intitulou como o responsável por dar sequência ao legado de Santos na emissora. “O Silvio é absolutamente inimitável. É um entre milhões, não vai aparecer um substituto para o Silvio – embora ele tenha dito que você seria o substituto dele”, declarou Ronnie, referindo-se a Portiolli.

Celso, entretanto, aguardou o fim do bate-papo para esclarecer como surgiu a história de que seria o sucessor de Silvio. “Quando comecei na carreira, toda manchete que saía, saía assim: ‘Sucessor do Silvio Santos’, ‘O príncipe dos domingos’ … Eu mostrava a minha família, aí vai isso aí, ‘família do Portiolli, a família do sucessor do Silvio Santos’. Mas isso aí não foi culpa minha… Quando eu comecei, ele quis, ele, o Silvio Santos, quis me dar uma força”, começou o apresentador.

Portiolli destacou que foi uma frase do próprio Silvio que teria causado sua “fama”: “Eu sou um produto dele, ele que está lançando a pessoa, ele é que era famoso e quis dar uma força. A revista Veja pediu uma frase para ele e ele respondeu o seguinte: ‘O Celso Portiolli tem tudo para me substituir’. Eu estava no começo, hein?! Ele não disse vai, ele disse tem tudo. Mas era uma maneira dele validar o produto dele, dizer assim: ‘Olha, o meu produto é muito bom, ele tem qualidades que eu tenho também’. Ele me deu uma força”.

Ainda segundo apresentador, a situação tomou tamanha proporção, que teve um grande impacto em sua vida profissional e pessoa: “Aquilo ali virou uma loucura na minha vida (…) A gente usa muito o termo low profile, que é um cara que não aparece muito, fica na dele, não faz muitas matérias, não dá entrevistas, e eu tive que sumir da mídia. Eu sumi da mídia no começo da minha carreira, dispensei a minha assessora de imprensa, não queria dar entrevista para ninguém, porque tudo que eu falava era o sucessor do Silvio Santos”.

“O Silvio Santos, quando eu comecei, ele tinha um pouquinho mais de idade do que eu tenho hoje. Ele estava no auge, ele não ia parar nunca. E como que você fala de sucessão com uma pessoa que está no auge, trabalhando com toda vontade do mundo? Aquilo passou a me incomodar e também incomodar possivelmente a ele também. O que eu fiz? Eu sumi, eu simplesmente desapareci”, revelou o apresentador.

Continua depois da Publicidade

Ele continuou: “Eu nunca divulguei a audiência de programas de televisão, eu tinha programas que davam primeiro lugar, que tiraram grandes apresentadores, emissoras grandes, e eu nunca comemorei, nunca falei nada, eu nunca mostrei isso em lugar nenhum, eu simplesmente desapareci para que parassem de falar isso. Porque, em primeiro lugar, eu sei me colocar no meu lugar. Eu sei o tamanho do talento do Silvio Santos, eu sei o tamanho da história dele e seria muita petulância minha dizer o seguinte: ‘Ah, eu tenho condições de substituir o Silvio Santos’. Jamais. Eu sempre deixei claro, eu sou um soldado que estou no pelotão de lutas do Silvio Santos”.

Portiolli ressaltou que jamais considerou substituí-lo, não só pelo peso da responsabilidade, mas também porque esse não seria o desejo de Silvio. “Eu vou estar sempre ao lado dele, lutando para fazer um bom programa de televisão e usando tudo aquilo que ele me ensinou e tudo aquilo que eu aprendi com ele. Agora, substituição, isso jamais passou pela minha cabeça, porque é um peso muito grande que a Patrícia Abravanel está segurando e está honrando o legado do seu pai”, declarou.

Ele concluiu, elogiando o crescimento da herdeira de Silvio como apresentadora. “A Patrícia vem bombando na audiência, vem crescendo a cada domingo e eu sempre mando recados para a Patrícia. O último ou o penúltimo que eu mandei para ela foi exatamente sobre isso. (…) ‘Patrícia, você está crescendo como animadora a cada programa, você está mais solta a cada programa’. Então, ela está honrando o legado do pai dela, essa era a vontade dele, ter uma pessoa da família para fazer o que ele fazia e ter alguns bons colaboradores ao lado da Patrícia para que juntos possamos fazer um bom trabalho e ter uma grande audiência na televisão que ele criou. E eu sou esse cara. E, lógico, que teremos outras pessoas ao lado aí para colaborar e fazer honrar o legado dele”, finalizou. Assista:

Ainda, durante o programa, Portiolli ouviu palavras de carinho de Gretchen. “Eu sei o quanto tá sendo difícil pra você fazer esse programa, porque você é o filho homem que ele não teve. […] Muita força, porque eu sei que, além de hoje, daqui pra frente vai ser mais difícil ainda pra você continuar, mas você é mais que ninguém, tem os ensinamentos dele, você é mais que ninguém, esteve perto dele todos esses momentos, e até fisicamente, né, você parece um pouco com ele”, apontou a cantora.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques