Chris Evans quebrou o silêncio após uma foto dele assinando um suposto míssil viralizar nas redes sociais. Nesta quinta-feira (30), o astro da Marvel explicou, em seus stories do Instagram, que o momento aconteceu em 2016, quando ele visitou as Forças Armadas nos Estados Unidos.
Nos últimos dias, a foto tem circulado pela web, com diversos internautas alegando que o ator estaria assinando um artefato usado no conflito entre Israel e Hamas, que tem devastado a Faixa de Gaza e deixado milhares de vítimas no território palestino. O registro, no entanto, foi feito há oito anos, durante a visita de Evans e outros atores, incluindo Scarlett Johansson, a uma instalação militar dos Estados Unidos na Turquia.
Em sua rede social, o astro explicou que o registro foi feito durante uma turnê da United Service Organizations, uma organização não governamental norte-americana destinada a dar suporte moral às tropas do país no exterior. “Há muita desinformação em torno desta imagem. Alguns esclarecimentos: Esta imagem foi tirada durante uma turnê da USO em 2016… Fui com um grupo de atores, atletas e músicos para mostrar apreço pelos nossos militares“, disse ele.
Em seguida, Evans falou o que ele, de fato, estava assinando. “O objeto que me pediram para assinar não é uma bomba, nem um míssil, nem uma arma de qualquer tipo. É um objeto inerte usado apenas para fins de treinamento ou exibição“, contou. O ator adicionou, ainda, a captura de tela do Fact Check, iniciativa da agência de notícias AFP, que desvenda fake news na internet.
No registro, eles garantiam que a arma não era destinada à Faixa de Gaza, como foi especulado. O Fact Check também afirmou que a foto foi feita “enquanto [Evans] e outras celebridades visitavam as tropas na Turquia em 2016, anos antes do ataque mortal do grupo militante a Israel mergulhar a região no conflito”.
Alguns veículos, entretanto, não se convenceram com a explicação de Evans. A New York Magazine, por exemplo, criticou a atitude do astro, mesmo sendo um registro antigo. “Chris Evans se pronunciou sobre uma foto de 2016 que parece mostrá-lo autografando uma bomba, em uma turnê da USO. O ator explicou que, na verdade, era uma bomba falsa usada para treinar pessoas a usar bombas reais. Que bom que ele clarificou isso“, ironizou a revista no X, antigo Twitter. Veja:
Chris Evans addressed a 2016 photo that appears to show him signing a bomb on a USO tour. The actor explained that it was actually a fake bomb that’s used to train people to use real bombs. Glad he cleared that up. https://t.co/ZG5vvIpYrn
— New York Magazine (@NYMag) May 31, 2024
O ator se despediu de Capitão América em “Vingadores: Ultimato”, lançado em 2019. Desde então, ele tem se dedicado a outros gêneros do cinema. No ano passado, ele se casou com a atriz luso-brasileira Alba Baptista.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques