Cinthya Rachel, a atriz que interpretou Biba em “Castelo Rá-Tim-Bum“, publicou um vídeo nas suas redes sociais nesta segunda-feira (22) no qual abriu o jogo sobre o salário que recebia para viver a icônica personagem. A artista de 43 anos já iniciou a postagem com a declaração de que nenhum dos astros da produção da TV Cultura ficaram ricos com este trabalho.
Para confirmar a informação, ele inclusive leu uma cláusula do seu contrato da época, quando tinha apenas 13 anos e já trabalhava com televisão. “Segundo este contrato aqui, nós éramos milionários, ganhávamos milhões por mês, mas eram milhões de cruzeiros antes do plano real”, brincou ela.
“Era um contrato comum de trabalho, talvez com algumas cláusulas um pouco polêmicas. Mas não ganhávamos dinheiro, não. Era um salário normalzinho. Quando a gente começou a fazer o Castelo, não tínhamos ideia do que ia virar”, comentou. Segundo Cinthya, quando o programa foi ao ar os últimos episódios ainda estavam sendo gravados.
“Quando estreou, ainda demorou um tempinho pro projeto pegar, mas não ganhamos dinheiro fazendo o programa, não”, ressaltou ela. A atriz ainda explicou que ganhou um valor irrisório pelos produtos licenciados da série. “E tinham muitos produtos licenciados: meia, videogame, quebra-cabeças, até boneca da minha cara, da Biba. Quando a gente ia receber, eram R$ 0,47 para 2 mil meias vendidas”, relembrou.
A estrela ainda ironizou afirmando que eles só ganharam “amor e carinho mesmo”. Sobre as exposições, ela esclareceu que mesmo na que os atores supostamente estariam envolvidos, a realidade foi diferente. “A primeira exposição foi aquele furor, esgotou ingresso… E nós não ganhamos nada por nenhuma delas. Teve até uma polêmica porque falaram que os atores estariam lá, mas eu fiquei sabendo pela mídia. Depois entraram em contato, porém não fomos”, contou.
Por fim, ela confirmou que a maior fonte de renda foi com a peça. “Onde conseguimos ganhar um pouquinho mais de dinheiro foi na peça do Castelo, porque as sessões eram lotadas e ganhávamos uma porcentagem da bilheteria. É igual àquela frase de quando eu era criança: dinheiro não traz felicidade, mas pelo menos ajuda você a chorar nas margens do rio Sena [na França]. Falando em chorar, tivemos alguns momentos tensos ali”, concluiu. Assista ao vídeo completo abaixo:
Luciano Amaral, que deu vida a Pedro na produção, comentou na publicação. “Fale por você, eu ganhei milhões e milhões e continuo trabalhando até hoje só por hobby”, brincou ele. O ator ainda usou um emoji de palhaço para indicar o tom irônico do texto.