Cocaína e traumatismo: IML aponta causa da morte do cantor Nahim, e destino da investigação é revelado

Sucesso nos anos 80, cantor morreu no dia 13 de junho, aos 71 anos, em Taboão da Serra

O Instituto Médico Legal (IML) de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, concluiu o laudo necroscópico e apontou as causas da morte de Nahim. Conforme o documento, obtido pelo g1 e divulgado nesta quinta-feira (22), o cantor veio a óbito em decorrência de uma intoxicação por uso de cocaína e traumatismo craniano.

De acordo com a perícia, Nahim pode ter perdido a consciência ou até mesmo tido uma morte súbita por conta da substância química. Sendo assim, ele sofreu, por um desses motivos, a queda que resultou no traumatismo cranioencefálico.

Os especialistas informaram, ainda, que não é possível cravar se a fratura no crânio foi a causa direta do falecimento do artista, ou se contribuiu para isso. Segundo o IML, o exame toxicológico também encontrou remédios sedativos no organismo de Nahim. Entretanto, eles não teriam efeito direto na sua morte.

Nahim foi alçado ao sucesso na década de 1980 (Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo)

Continua depois da Publicidade

O laudo da Superintendência da Polícia Técnico-Científica foi encaminhado para a Polícia Civil em Taboão da Serra. Logo, o 1º Distrito Policial (DP) do município enviou à Justiça, um relatório final do que foi apurado até o momento. O órgão investigava o caso como morte suspeita a esclarecer.

Conforme o site, o mais provável é que o Ministério Público (MP) peça o arquivamento do inquérito à Justiça. A possível decisão se dá pelo fato de que a delegacia não encontrou indícios de que o falecimento de Nahim foi criminoso, e muito menos apontou suspeitos no relatório.

Nesse caso, o entendimento das autoridades seria de que a morte do cantor foi acidental, causada pelo consumo de droga e queda em sua própria residência. Esta mesma versão já foi, inclusive, confirmada pelo laudo do IML.

Continua depois da Publicidade

Investigação

A investigação policial ainda ouviu os depoimentos de testemunhas que encontraram o corpo do artista e de pessoas que conviveram com ele, dentre elas, sua ex-mulher, Andreia Andrade, e amigos próximos. No depoimento às autoridades, alguns dos depoentes confirmaram que Nahim fazia uso “esporádico ou recreativo” de cocaína.

Câmeras de segurança foram buscadas pelos policiais civis para saber se foi feita alguma gravação do ocorrido. O objetivo era que os registros ajudassem a esclarecer como o ex-Fazenda morreu. Entretanto, os agentes não encontraram nenhuma imagem reveladora.

Cachorros de Nahim também se despediram do tutor. (Foto: Leo Franco/Agnews)

Continua depois da Publicidade

Morte do artista

Nahim morreu no dia 13 de junho, aos 71 anos, em Taboão da Serra, município de São Paulo. O velório do músico ocorreu na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde fãs, parentes e amigos foram se despedir dele. O caixão com o corpo deixou a Alesp sob aplausos e músicas do artista cantadas pelo público.

Na década de 80, Nahim ganhou projeção nacional com os hits “Dá Coração”, “Coração de Melão” e “Taka Taka”. Ao todo, foram mais de 14 álbuns e 86 músicas lançadas. Nos últimos anos, ele ficou conhecido por conta de sua participação marcante nos realities “A Fazenda”, em 2017, e “Power Couple Brasil”, em 2022, ambos da Record.

No SBT, o cantor é considerado o maior vencedor do “Qual É a Música?”, apresentado por Silvio Santos, e foi jurado no “Cante se Puder”, primeira atração comandada por Patrícia Abravanel na emissora. Na TV Globo, foi jurado do “Cassino do Chacrinha”.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques