Copa 2019: Saiba por que Marta apontou para um símbolo na sua chuteira após gol no jogo do Brasil contra Austrália

A Rainha do Futebol não só tem talento nos pés, como também é um exemplo de sensatez! Prova disso aconteceu nesta quinta-feira (13), quando Marta comemorou seu primeiro gol na Copa do Mundo feminina de 2019 e apontou para um símbolo em sua chuteira. Nesse pequeno gesto, a jogadora quis se posicionar contra a falta de reconhecimento das mulheres no futebol.

Logo após ter feito um gol na partida contra a Austrália, Marta fez questão de mostrar sua chuteira preta, sem patrocínios, apenas com um símbolo de igual (=) numa transição entre azul ao rosa. Esse símbolo representa a igualdade de gênero, e a chuteira faz parte da iniciativa “Go Equal”. Nossa estrela se posicionou em prol dos direitos iguais para homens e mulheres. Assista ao momento:

https://twitter.com/lelaecheverria_/status/1139246236467421186

Através das redes sociais, o perfil desse movimento questionou as atenções diferentes que os atletas homens recebem, comparada às das mulheres. “Bola igual. Campo igual. Regras iguais. Se as mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens, por que elas não recebem o devido reconhecimento? O devido apoio? A devida remuneração? Equidade é algo pelo qual devemos todas e todos lutar. Afinal, somos iguais”, escreveu a conta.

Continua depois da Publicidade

Ainda no jogo de hoje, Marta atingiu uma marca histórica. Ela se tornou a primeira pessoa a marcar gols em cinco edições de Copas do Mundo – tanto entre jogadores mulheres, quanto homens. Além disso, ela está no topo da lista dos atletas com maior número de gols nesses torneios mundiais, empatada com Miroslav Klose da Alemanha, ambos com 16 gols. Ao comentar a marca, ela simplesmente apontou para sua chuteira preta e disse: “Novo recorde? Isso é pela igualdade de todas mulheres. Não gosto de falar, gosto de mostrar”.

Também segundo o Go Equal, a jogadora não usou nenhum patrocínio visto que recebeu propostas com valores muito inferiores aos que são dados ao jogadores do futebol masculino. “Marta está sem patrocínio nessa Copa, porque ofereceram pra ela um valor muito abaixo do que pagam para jogadores do time masculino”, compartilhou a página no Instagram em diversos Stories.

Continua depois da Publicidade

E não é só com essa iniciativa que Marta se envolve nessa grande luta. A brasileira também é embaixadora global da ONU Mulheres, uma organização das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Assim como ela, Nicole Kidman, Emma Watson, Danai Gurira e Anne Hathaway também compõem o time de peso das representantes dessa causa. E só podemos dar 5 letras para isso: ÍCONE.