Daniel Radcliffe fez uma homenagem emocionante para Maggie Smith, que morreu nesta sexta-feira (27), aos 89 anos. A atriz era conhecida, principalmente, pelos seus papeis em “Harry Potter” e “Downtown Abbey”. Radcliffe e Smith atuaram juntos em Harry Potter, mas se conheceram em 1999, na adaptação da BBC de “David Copperfield”.
“Quando conheci Maggie Smith, eu tinha 9 anos, e estávamos lendo cenas para David Copperfield, meu primeiro trabalho”, declarou o ator, em nota enviada à imprensa (via Deadline). “Eu não sabia quase nada sobre ela, a não ser o fato de que meus pais ficaram impressionados ao saber que eu trabalharia com ela. A outra coisa que eu sabia é que ela era uma dama“, continuou.
“A primeira coisa que perguntei foi: ‘Gostaria que eu te chamasse de dama?’. Ao que ela riu e disse: ‘Não seja ridículo!‘”, contou o intérprete do bruxinho”. “Fiquei nervoso ao conhecê-la, mas ela me deixou totalmente à vontade. Ali, ela foi incrivelmente gentil comigo, e depois tive a sorte de trabalhar com ela por mais 10 anos nos filmes de Harry Potter“, declarou o ator.
Radcliffe seguiu com o relato, contando como se sente sobre a atriz. “Ela era voraz intelectualmente, tinha uma língua gloriosamente afiada, sabia intimidar e encantar na mesma medida e era, como todos dizem, muito engraçada. Sempre me considerarei extremamente sortudo por ter trabalhado e convivido no set com ela“, revelou. “A palavra lenda é usada em excesso, mas se ela se aplica a alguém na indústria, é ela. Obrigado, Maggie”, concluiu.
A colega de elenco em “Harry Potter” Emma Watson, que interpretou Hermione Granger, também prestou homenagem a Smith nas redes sociais. “Quando eu era mais jovem, não tinha ideia da lenda de Maggie — a mulher com quem tive a sorte de dividir espaço. Foi só quando me tornei adulta que comecei a apreciar que compartilhei a tela com uma verdadeira definição de grandeza. Ela era real, honesta, engraçada e honrosa. Maggie, havia muitos professores homens e, por Deus, você se manteve firme. Obrigada por toda a sua gentileza. Sentirei sua falta!”, disse.
Bonnie Wright, que deu vida a Gina Weasley, escreveu: “Você fará muita falta à comunidade de Harry Potter. Minha cena favorita com Maggie foi quando todos nós estávamos aprendendo a dançar para o Baile de Inverno. Ela personificou aquele equilíbrio perfeito de ousadia e carinho que McGonagall possui. Ela mantinha os Grifinórios em alerta. Meus mais profundos sentimentos à família de Maggie neste momento”.
Ver essa foto no Instagram
Rupert Grint, conhecido por interpretar Rony Weasley, mudou sua foto de perfil no Instagram, colocando uma imagem ao lado da icônica atriz.
J.K. Rowling e atores de “Downtown Abbey” lamentam a morte de Maggie Smith
A autora da saga “Harry Potter” também homenageou a intérprete da Professora Minerva, em sua conta no X (antigo Twitter). “De alguma forma, pensei que ela viveria para sempre. Descanse em paz, Dama Maggie Smith“, escreveu J.K..
Hugh Bonneville, que interpretou o filho de Violet Crawley, personagem de Smith em “Downtown Abbey”, também prestou condolências aos parentes da atriz. “Ela foi uma verdadeira lenda de sua geração e, felizmente, continuará viva em muitas atuações magníficas nas telas. Minhas condolências a seus filhos e à família em geral”, lamentou.
Michelle Dockery, a Lady Mary, neta de Violet, na série, também se pronunciou: “Não havia ninguém como Maggie. Eu me sinto extremamente sortuda por ter conhecido uma pessoa tão rebelde. Ela fará muita falta e meus pensamentos estão com sua família”.
Mais homenagens
Whoopi Goldberg, que estrelou o icônico “Mudança de Hábito” com Smith, se manifestou no Instagram. “Maggie Smith era uma grande mulher e uma atriz brilhante. Ainda não consigo acreditar que tive a sorte de trabalhar com ela. Minhas sinceras condolências vão para a família… RIP”, postou.
Rob Lowe, que atuou com a atriz em “Suddenly, Last Summer”, também compartilhou um tributo. “Fico triste em saber que a dama Maggie Smith faleceu. Tive a inesquecível experiência de trabalhar com ela; dividir uma cena era como fazer par com um leão. Ela poderia comer qualquer um vivo, e muitas vezes o fazia. Mas era engraçada e uma ótima companhia. E não se deixava enganar. Nunca veremos outra. Que Deus a acompanhe, Srta. Smith!”.
Carreira e vida de Maggie Smith
A atriz nasceu em em 28 de dezembro de 1934 em Essex, na Inglaterra. Ela atuou por cerca de 70 anos, tendo recebido várias honrarias. Entre elas, dois Oscars, cinco prêmios BAFTA, quatro Emmys, três Globos de Ouro, um prêmio Tony e diversas outras indicações.
Em 1990, Smith foi nomeada Dama Comandante da Ordem do Império Britânico, passando a ser amplamente conhecida como “dama Maggie Smith”.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques