Daniela Beyruti, atual presidente do SBT, contou como aconteceu a saída de Gugu Liberato da emissora em 2009, após 28 anos. Na série documental “Gugu, Toninho e Augusto”, disponível no +SBT, ela revelou que na época Silvio Santos chegou a fazer uma contraproposta para que o comunicador não fosse para a Record.
Entretanto, o SBT não conseguiu oferecer mais do que a proposta da concorrente de R$ 3 milhões por mês. “A proposta da Record foi indecente, eu sei que meu pai tentou cobrir. Esse momento eu lembro bem. Porque foi doído. A gente se sentiu meio que traído. Eu sei que ia onerar demais o SBT na época, então eu me lembro que foi uma coisa bem confusa e complicada”, disse ela.
Daniela ainda relembrou que, mesmo sem Silvio ter conseguido manter Gugu na emissora, ele frisou que as portas continuariam abertas para o apresentador do “Domingo Legal”. “A gente não queria perder e, ao mesmo tempo, meu pai queria que a pessoa fosse feliz: ‘Se essa é a oportunidade da sua vida, vai. Eu não tenho como te pagar isso'”, declarou.
A proposta da Record, por sua vez, não incluía apenas o aumento do salário, como também o investimento em seu programa. No documentário, empresários e investidores deram depoimentos com a explicação de que os cortes de gastos nas grandes emissoras já estavam acontecendo e que isso era uma preocupação de Gugu.
O comunicador ainda tinha seis meses de contrato quando anunciou a Silvio Santos sobre a proposta da concorrente. Todavia, os rumores já corriam nos bastidores que ele sairia do comando do “Domingo Legal já rolavam pelos bastidores”. Silvio, então, decidiu liberar Gugu antes para que o apresentador não precisasse pagar a multa de seu contrato.
Mas, Silvio não deixaria situação por menos. Segundo Guilherme Stoliar, ex-presidente do Grupo Silvio Santos, o comunicador ficou chateado com a Record e decidiu revidar. “Ele retalhou a Record, trazendo um monte de artistas de lá para o SBT. Nessa época, ele trouxe Eliana, Roberto Justus, Tiago Santiago, que tinha escrito as novelas de maior audiência da Record nesse contra-ataque”, disse ele.
“Isso foi bom e ruim. Foi bom trazer as novidades para o SBT, mas foi ruim porque foi uma questão de disputa. Você tirou algo que era muito precioso meu, então eu preciso contra-atacar para ter uma novidade na minha grade. Eu me lembro disso como um momento que não foi bom para o SBT”, adicionou Daniela.