Hugo Gloss

Danny Masterson: Caso de estupro do ator de “That ’70s Show” tem julgamento anulado após impasse sobre júri

Danny Masterson

Danny Masterson, astro de "That '70s Show", é acusado de estupro e tem julgamento anulado. (Foto: Getty)

O julgamento do ator Danny Masterson pelas acusações de estupro de três mulheres foi anulado nesta quarta-feira (30). O júri não conseguiu chegar a um consenso em nenhum dos casos envolvendo o ator da série de TV “That ’70s Show”. As vítimas alegam que a violência sexual aconteceu entre 2001 e 2003. Os promotores de Los Angeles pediram a condenação do ator a até 45 anos de prisão.

De acordo com a Variety, os jurados afirmaram em nota para a juíza Charlaine Olmedo que “não estão nem perto de chegar a uma decisão unânime em qualquer aspecto e estão convencidos de que isso não mudará”. O representante do júri ainda informou ao magistrado que tinham recebido sete votos nos últimos dois dias e ainda permaneciam em um impasse em cada acusação. A decisão estava de 2 votos para culpado e 10 para inocente no caso um; 4 para culpado e 8 para inocente na caso 2; e 5 para culpado e 7 para inocente no Contagem 3.

Como as situações aconteceram no início dos anos 2000, o estatuto da Califórnia não permite que as alegações sejam julgada separadamente por serem muito antigas. Assim, para ser condenado, Masterson precisaria ser considerado culpado em pelo menos dois dos casos. Originalmente, o júri teve três dias inteiros para analisar as acusações e mandou o comunicado no dia 18 de novembro. No entanto, a juíza disse que eles não deliberaram o suficiente e pediu para que eles voltassem após o feriado de Ação de Graças.

Danny Masterson acompanhado dos seus advogados no Julgamento dos casos de estupro em 2020. (Foto: Getty)

Apesar disso, dois dos jurados testaram positivo para a Covid-19 e precisaram ser substituídos. Olmedo, então, pediu para que o novo painel, agora com seis homens e seis mulheres, recomeçasse do zero. Mesmo assim, a decisão continuou não sendo unânime. Desta maneira, a juíza anulou o julgamento e agendou um novo para 27 de março do ano que vem.

Ainda segundo a Variety, as possíveis vítimas emitiram uma declaração, por meio dos seus advogados, expressando descontentamento com o resultado. “Estamos obviamente desapontadas porque, pelo menos por enquanto, Daniel Masterson escapou da responsabilidade criminal por seus atos deploráveis”, afirmaram as duas mulheres, identificadas como Jane Doe #2 e Jane Doe #3. O comunicado também foi assinado por outra mulher, cujas alegações não fizeram parte do julgamento, e pelo marido de Jane Doe #3.

As mulheres alegaram que Masterson teria contado com o apoio da Igreja de Cientologia, da qual é membro, para se safar da prisão. “No entanto, estamos decididos coletivamente a continuar nossa luta por justiça, inclusive no tribunal civil, onde alegamos que o Sr. Masterson, juntamente com a Igreja de Cientologia, seu líder David Miscavige e outros, conspiraram para perseguir, assediar e nos intimidaram quando procuramos esclarecer as ações do Sr. Masterson”, declararam.

“Esta luta legal está longe de terminar, e é fundamental que consideremos o suposto papel da Cientologia em encobrir relatos de abuso e ameaçar vítimas”, finalizaram. Segundo elas, membros da instituição as contataram para intimidá-las, além de terem envenenado seus bichos de estimação como forma de ameaça caso tornassem as acusações contra o ator públicas. A igreja negou as alegações.

Danny não testemunhou no julgamento. O seu advogado, Philip Cohen, argumentou que os relatos das mulheres estavam repletos de “contradições e invenções”. Ele também disse que as supostas vítimas usaram a Cientologia como desculpa para explicar as inconsistências em suas declarações.

Relembre o caso

Quando as acusações vieram à tona, em 2017, Masterson acabou sendo afastado de “The Ranch”, série na qual trabalhava lado a lado com seu antigo colega de elenco do “The ‘70s Show”, Ashton Kutcher. Foi a promotora Jackie Lacey quem deu detalhes das acusações — segundo ela, uma mulher de 23 anos teria sido estuprada por Danny em 2001.

Ainda de acordo com Lacey, em abril de 2003, “Masterson supostamente estuprou uma mulher de 28 anos, e em algum momento entre outubro e dezembro daquele ano, ele foi acusado de estuprar uma mulher de 23 anos, a quem ele convidou para sua casa em Hollywood Hills”.

Danny Masterson interpretou Steven Hydes na renomada série de comédia “That ’70s Show”. (Foto: Reprodução/Fox)

A promotora ainda afirmou que dispensaram outras duas acusações de abuso sexual envolvendo Masterston, uma delas por falta de evidências, outra pelo crime já ter prescrito. Essa também não é a primeira vez em que o ator foi publicamente denunciado de estupro. Apesar disso, Masterson só foi formalmente acusado na Justiça dos Estados Unidos em junho de 2020. Na ocasião, o ator foi solto sob fiança de US$3,3 milhões (cerca de R$17,33 milhões).

Na época dos mandados contra Danny, o advogado Mesereau divulgou um comunicado dizendo: “Meu cliente é inocente e estamos confiantes de que ele será inocentado quando todas as evidências finalmente vierem à luz e as testemunhas tiverem a oportunidade de depor”.

Meseareau ainda revelou como o ator de “The Ranch” e sua família reagiram à notícia. “Obviamente, Masterson e sua esposa estão completamente chocados considerando que essas alegações de quase 20 anos estão, de repente, resultando em acusações, mas eles e sua família estão consolados, sabendo que a verdade finalmente será revelada. As pessoas que conhecem o senhor Masterson conhecem seu caráter e sabem que as alegações são falsas”, completou a defesa.

Sair da versão mobile