Apl Black Eyed Peas

Deficiência visual de integrante do Black Eyed Peas é “descoberta” pela web, que aponta detalhe em vídeos de shows da banda; assista

O assunto foi parar entre os mais comentados no Brasil, enquanto muits resgataram vídeos que demonstram o auxílio do Black Eyed Peas com o músico

Um “descoberta” não tão inédita fez o Black Eyed Peas figurar entre os assuntos mais comentados no Twitter na madrugada desta quarta-feira (11). Muitos ficaram surpresos ao saber que apl.de.ap, um dos cantores da banda, é cego. Vídeos do TikTok também trouxeram relatos sobre o assunto e expuseram como o artista é auxiliado pelos colegas durante apresentações.

Tudo começou com um tuíte da diretora de arte Marina Jacome, que expressou como a informação a pegou de surpresa. “Dia 10 de maio de 2022 acabei de descobrir que um dos malucos do Black Eyed Peas é CEGO”, escreveu ela. O post bombou na rede social e, até a tarde de hoje, já havia ultrapassado 126 mil curtidas e 7 mil retuítes.

Muitos internautas disseram que aquilo também era novidade para eles. Jacome, por sua vez, postou um trecho de uma entrevista no qual Will.i.am falava justamente da condição do amigo. “Apl é cego. Apl não consegue enxergar. Se eu ficar ali, colocar um boné diferente e ficar posicionado de uma maneira diferente, ele não vai saber que sou eu. Se eu mudar minha voz. Ele me reconhece pela minha voz, minha forma e minha postura”, afirmou o astro.

Continua depois da Publicidade

No trecho, compartilhado inicialmente no TikTok, o cantor do Black Eyed Peas explicou como todos ajudam apl nos shows. “Ele é legalmente cego. Ele não pode dirigir, não enxerga cores. Ele não consegue ver daqui até a câmera. E quando estamos no palco, nos certificamos de que ele enxergue. Se você ver o Black Eyed Peas, sou eu, Tab e Apl está sempre atrás de nós, nos nossos ombros. E a gente faz tipo assim [mexe o ombro] pra garantir. É o meu irmão da vida”, contou Will.i.am. Assista:

Um outro vídeo divulgado no TikTok exemplificou como Will.i.am e os demais integrantes do grupo auxiliam apl enquanto se apresentam. Desde os tempos de Fergie, é possível ver que os músicos se comunicam com toques no ombro, sempre ajudando a “guiar” o caminho seguido pelo artista. Assista:

Continua depois da Publicidade

Apl.de.ap tem uma condição chamada nistagmo, que provoca movimentos involuntários e repetitivos dos olhos. Como consequência, a clareza e a nitidez da visão dos pacientes é reduzida. Apesar da surpresa dos internautas, a deficiência do cantor não é novidade. Ele já havia se aberto sobre o assunto em 2011, durante uma entrevista à People. “Duvidei de mim por muito tempo, mas agora estou confortável em não usar totalmente minha visão”, afirmou ele.

E mais de 10 anos depois, apl segue dando um show, viu?